A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos dias 20 de abril e 8 de maio, ações especiais de vacinação no Presídio Floramar.
Na ocasião, foram ofertadas 2.103 doses de vacinas, sendo: 715 doses contra gripe/influenza; 710 contra meningite C; 606 doses de reforço contra covid-19, com a Pfizer bivalente; 42 doses contra covid-19, com a Pfizer monovalente; e 30 doses contra covid-19, com a coronavac.
A ação teve como foco principal a campanha conta a gripe/influenza, sendo a população carcerária elencada como grupo prioritário para receber as doses, conforme informe técnico operacional 2023 da Influenza. Na oportunidade, também foram ofertadas as vacinas da campanha contra a covid-19 e contra meningite C. Centenas de pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional receberam as doses dos imunizantes.
O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, comentou sobre a ação. “A vacinação nesse público, tanto de quem cuida e de quem recebe o cuidado, são muito importantes devido ao fato de estarem em constante aglomeração, o que potencializa o risco de transmissão do agente infeccioso (vírus, bactéria, fungos ou parasitas) que se dá através das vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e garganta”, afirmou.
A subdiretora de Humanização do Atendimento, Caroline Queiroz, agradeceu a vacinação no Sistema Prisional. “Considerando a superlotação da unidade prisional e o fato de a população carcerária ser mais suscetível a doenças infectocontagiosas, sobretudo pelas más condições de habitação e higiene, é de suma importância a efetivação das campanhas de vacinação no ambiente prisional. A direção do presídio só tem a agradecer ao município pela parceria, e a equipe da Central de Imunização pelo brilhante trabalho realizado”, pontuou.