A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã de hoje (20/4) uma roda de conversa sobre autismo, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga.
A psicóloga Rosangela Martins, representante da ONG Céu Azul, esteve na unidade informando cerca de 30 usuários sobre as questões do transtorno do espectro autista (TEA), a fim de conscientizar a população sobre o tema e reduzir as ações e os comentários preconceituosos.
A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 1), Keilla Couy, comentou sobre o encontro. “Promover o conhecimento sobre autismo é o melhor jeito de diminuir o preconceito. Neste intuito, a participação da ONG Céu Azul na unidade foi muito importante para a conscientização da população. Foi um momento de educação em saúde para os usuários da unidade”, destacou.
De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, a ação foi muito positiva. “A ação permitiu a integração da ONG, que já cuida da temática do autismo há um tempo. Foi um momento muito importante de conscientização e quebra de preconceitos, valorizando os principais aspectos da saúde definidos pelo SUS e pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, ressaltou.
O encontro faz parte da programação da unidade, referente à temática trabalhada em abril, mês da conscientização do transtorno do espectro autista. A campanha foi criada como forma de conscientizar as pessoas, com o objetivo de aumentar as informações e diminuir os preconceitos.