19 ABR 2023
Prefeitura realiza roda de conversa sobre a “Conscientização do Autismo”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou ontem (18/4), uma roda de conversa em comemoração ao mês de abril, que é dedicada à conscientização do autismo. A ação ocorreu no hall do 5° andar, no Centro Administrativo.

O encontro levantou diversas questões ligadas à causa, foram apresentadas as leis que o município obedece e que dão seguimento a este movimento de conscientização. Foram reunidas diversas pessoas relacionadas à luta do autismo, como representantes de ONGs, representantes de parlamentares, deputados estaduais; mães e pais de pessoas autistas, além do corpo técnico da Prefeitura, membros das secretarias da saúde, educação e assistência social.

Dentre as discussões, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou a importância do encontro. “Tivemos uma roda de conversa de muito aprendizado, lutas, vitórias e conscientização do Mês do Autismo. Foi um momento de troca de experiências e aprendizado sobre como incluir e respeitar as pessoas com autismo e demais deficiências em nossa sociedade. Vamos continuar lutando por mais inclusão e aceitação”, afirmou.

A roda de conversa teve como base ouvir as necessidades das famílias e ter uma base de estudos para a projeção e encaminhamentos a serem propostos. Dentre os temas a serem abordados em futuras ações estão: as dificuldades de aceitação pós descoberta do diagnóstico, a importância do tratamento nos primeiros três anos de diagnóstico, o combate ao preconceito e a discriminação, ampliação de um olhar mais inclusivo da sociedade em respeito às dores e as lutas de cada família com integrante autista, bem estar emocional dos familiares, dentre outros temas de fundamental importância.

A vice-prefeita também destacou os avanços, nos últimos dois anos, em relação às leis de extrema importância foram colocadas em prática. “Disponibilizamos no site da Prefeitura a confecção da Carteirinha dos Autistas, o que possibilita que todo autista tenha sua identificação. Também aumentamos de 70, em governos anteriores, para 400 o número de assistentes educacionais que trabalham com os autistas e outras deficiências, que são específicos em Lei Federal. Dentre outras coisas, colocamos também em prática a lei que traz o mês de abril como foco a conscientização do autismo”, destacou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024