19 ABR 2023
Semed realiza “Noite Cultural do Projeto Minha Cidade Lê”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação de (Semed), realizou a “Noite Cultural do Projeto Minha Cidade Lê”, no Teatro Municipal Usina Gravatá. O evento possibilitou aos educadores da rede municipal de ensino o contato com a literatura, música, dança, teatro e roda de conversa, através da linguagem cinematográfica e utilizando-se do recurso de caracterização de personagens do cinema.

Para abertura da Noite Cultural, realizada na noite de segunda-feira (17/4), inspirados nos filmes, “A Saga Crepúsculo”, “O menino da Porteira”, “O auto da Compadecida”, “As Bruxas” e “Cantando na Chuva”, os estudantes do projeto Fazendo Arte apresentaram números musicais e de dança como: viola, xaxado e jazz.

Em seguida, a secretária de Educação, Andreia Dimas e o prefeito Gleidson Azevedo fizeram a acolhida e em seus pronunciamentos evidenciaram a importância da realização do Projeto Minha Cidade Lê. Andreia evidenciou a relevância do projeto para a Semed. “Consideramos o Projeto Minha Cidade Lê como um dos projetos mais importantes que estão sendo desenvolvidos nas nossas unidades escolares. A partir do momento em que a leitura é trabalhada da educação infantil à educação de jovens e adultos, contribuímos para a oportunidade de acesso a um mundo de informação e de conhecimento”, realçou.

O prefeito Gleidson felicitou o projeto e a Semed. “Quero parabenizar a todos os envolvidos com o projeto Minha Cidade Lê, por ser uma das formas de promover a leitura nas crianças e incentivar os alunos a terem mais apreço pelos livros. Quero, também, parabenizar a Semed por sempre estar buscando formas de promover uma educação de qualidade em Divinópolis”, congratulou.

Durante o evento, o grupo Demen’s Theatrum encantou o público numa viagem ao ano de 1895, encenando o momento em que os irmãos Lumière desenvolveram o cinematógrafo, um aparelho ancestral da filmadora.  Os atores apresentaram a cena da primeira projeção de um filme num café em Paris, do trem em movimento. Encenaram também um pequeno trecho do livro de Guimarães Rosa: Sorôco, sua mãe e sua filha.

Além disso, em uma roda de conversa, foi discutida a história do cinema em Divinópolis e a relação estreita da literatura com o cinema, a música, a dança e o teatro. A ação contou com a participação do professor que atua na rede estadual e concebeu o prêmio Chico de Cinema, José Adalberto de Moura; do cineasta, cenógrafo, assistente de direção e ator, Jurandir de Oliveira; do professor Vinício Vilela e do produtor e editor Adriano Reis.

A professora Rildilene Mendes, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Clementino Filho, comentou sobre a realização do evento e sua satisfação em ter participado. "A noite cultural teve um desdobramento surpreendente e encantou a todos! Permeou a admiração pelas apresentações cercadas de elegância e nostalgia a uma roda de conversa que nos casos da história do cinema em nossa cidade, nos proporcionou uma viagem às nossas melhores lembranças de uma sempre encantadora Divinópolis. Sorte a nossa ter vivenciado este momento no Gravatá! É uma responsabilidade é alegria proporcionar este encantamento às nossas crianças, comunidade e equipe de trabalho", pontuou.

Segundo a professora Flávia Rodrigues, do CMEI José Clementino Filho. “A partir dos livros, filmes e seus personagens ampliaremos a oralidade e o contato com histórias da tradição oral, despertando o gosto por ouvir e se encantar com as histórias, estimulando o lúdico, a imaginação e o faz de conta”, ressaltou.

A Semed destaca que o “Projeto Minha Cidade Lê”, em 2023, na sua 14ª edição, traz como tema: “Dos livros ao cinema” e está sendo desenvolvido nas unidades escolares da rede municipal de ensino visando melhorar a leitura e a escrita dos estudantes, por meio da literatura.

Acesse a Galeria de Fotos deste evento através deste link https://encurtador.com.br/suwzE
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024