17 ABR 2023
Prefeitura inaugura nova sede da ESF Osvaldo Machado Gontijo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugurou no sábado (15/4) a nova sede da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Osvaldo Machado Gontijo. O evento contou com a prestação de diversos serviços à comunidade.

No evento, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 192 testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), distribuiu 800 unidades de preservativos masculino e ofertou diversas orientações sobre a importância do uso deste e outros métodos para a prevenção de ISTs.

A Associação de Moradores do bairro Serra Verde e região promoveu uma rua de lazer com cama elástica para as crianças, algodão doce e pipoca. A equipe de profissionais do Instituto Embelleze também esteve presente com os serviços de beleza, realizando atividades de manicure. As autoridades municipais estiveram presentes e participaram da homenagem para os profissionais de saúde.

Nadir Iolanda de Farias, moradora do bairro Serra Verde, comemorou a inauguração da nova Atenção Primária. “Moro no bairro já faz mais de 25 anos e sou usuária da UAPS. A nova Atenção Primária está muito boa, com muito conforto. Acredito que agora o atendimento e a Saúde aqui no bairro que já era bom, vai melhorar. Sempre fui muito bem tratada pelos profissionais e estou contente com a nova UAPS”, comentou.

O senador Cleitinho Azevedo, destacou o empenho de toda a equipe para essa grande conquista. “Desde que fui vereador, eu sei da luta dos moradores para conseguirem uma unidade de saúde digna. Esta gestão soube administrar o recurso para a execução da obra e realizou um ótimo trabalho. É um dinheiro do povo, que voltou para o povo!”, afirmou.

Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis, ressaltou a importância das obras e da nova Unidade de Atenção Primária. “Essa obra é muito importante e foi possível com o apoio e empenho do senador Cleitinho e do vereador Josafá. Saímos de um local em que pagamos aluguel e não possuíamos acessibilidade e conseguimos construir essa Unidade de Atenção Primária que oferecerá suporte, atendimento e Saúde de qualidade para os moradores do bairro Serra Verde e de toda a região”, destacou.

Alan Rodrigo, secretário da Saúde, reafirmou o compromisso de oferecer uma saúde de qualidade para a população. “Ainda temos muitos desafios a serem superados, mas a inauguração da nova UAPS no bairro Serra Verde é um grande passo e uma conquista para todos nós! Através dela, conseguiremos oferecer um atendimento de qualidade, com profissionais qualificados, com uma excelente infraestrutura e aparelhos necessários. Reafirmo que com muita seriedade, foco e compromisso que vamos conseguir revolucionar a saúde em Divinópolis”, pontuou.

Estivem presentes também, o diretor geral da Emop, Lucas Vivas; o diretor da Atenção Primária, Lucas Lamounier; o gerente da unidade de saúde, James Souza Santos; o presidente da Associação de Moradores do Bairro Serra Verde e região, Luiz Gonzaga Tomas, o presidente da  Associação de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais de Divinópolis (Fambacord), Robson Alves Santos; o assessor Especial de Governo, Fernando Henrique Costa de Oliveira e o assessor de Assuntos Comunitários, Mateus Silva.

A ESF Osvaldo Machado Gontijo é considerada tipo 2, o que significa que suporta o atendimento de duas equipes de atendimento à saúde da família e poderá atender 4.000 usuários, atendendo também os moradores do bairro Rinaldo Campos.

A unidade conta com sete consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de vacina, sala de curativos e duas salas de espera cobertas. A nova unidade está localizada na rua Gustavo Cândido, nº 300, no bairro Serra Verde.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024