A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a partir de hoje (4/4) o grupo de comorbidades está incluso no público prioritário de recebimento de doses de reforço da vacina Pfizer bivalente contra a covid-19.
A inclusão foi divulgada pelo Ministério de Saúde e considera as seguintes comorbidades (a partir dos 12 anos de idade): diabetes melitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial nos estágios 1, 2 com lesão em órgão-alvo, e estágio 3; insuficiência cardíaca; cor-pulmonal e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemogobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de Down e outras síndromes genéticas; e doença hepática crônica.
O Ministério da Saúde destaca que, para o recebimento da dose bivalente, é necessário que o indivíduo tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário e obedecer ao intervalo de 4 meses da última dose. Para esse grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.
A Semusa ressalta que a vacina é uma das medidas mais importantes para prevenção de doenças. Dessa forma, convida toda a população, que faz parte dos grupos prioritários, para comparecerem na ação e serem contemplados com o imunizante.