04 ABR 2023
GOVERNO
Autoridades municipais cumprem diversas agendas em Brasília em prol de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa sobre a participação de autoridades municipais em eventos e em cumprimento de diversas agendas em Brasília.

A comitiva esteve formada pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; pelo secretário de Fazenda, Gabriel Vivas, e pelo assessor Jurídico e de Articulação Política, Felipe Soalheiro, que participaram dos compromissos oficiais em busca de recursos para Divinópolis e de resoluções para alguns problemas enfrentados.

De 27 a 30 de março, aconteceu a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que contou com milhares de representantes de municípios de todo o Brasil. No dia 27, após o credenciamento dos participantes pela manhã, os representantes do Município participaram das arenas com os seguintes temas discutidos: Financiamento da Educação Municipal; O SUS para o futuro: reorganização e financiamento; A nova proposta de regulação do transporte público coletivo no Brasil.

Ao final dos painéis, Janete Aparecida, juntamente com Felipe Soalheiro e o assessor do senador Cleitinho, Silvio França, foram recebidos pelo secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira. A reunião teve como pauta os programas nacionais, bem como a situação dos conjuntos habitacionais de Divinópolis, como o do bairro Copacabana.

Já no segundo dia da Marcha Nacional, o corpo técnico do executivo municipal se fez presente na Sessão Solene de Abertura do evento, participando dos debates com autoridades nacionais, como o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Após a abertura oficial, os participantes discutiram diversos temas importantes para os municípios de todo o país, como a reforma tributária, a nova lei de licitações e a contabilidade municipal.

O mesmo dia foi marcado também por importantes agendas externas, como as do Senado Federal, com encontros com importantes autoridades do país, como os senadores Magno Malta, Paulo Paim e o representante de Minas Gerais e da cidade, Cleitinho Azevedo.

No encontro com o senador Cleitinho, além de diversas pautas importantes para o futuro de Divinópolis, a Diretoria Nacional da Gerdau, apresentou os planos de investimentos e expansão para a cidade e todo o Estado de Minas Gerais, bem como destacaram a importância da planta instalada no Município para a empresa.

Ocorreu também, na terça 28 de março, uma reunião com a presença do secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, encontro com secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, que teve presença de representantes do CIS-URG Oeste e de diversos municípios da região, tendo como principal pauta os ajustes e recursos para ampliação do atendimento à Saúde.

No fim do segundo dia de compromissos, Janete Aparecida, representou e falou em nome dos vice-prefeitos do Estado, no encontro da Bancada de Prefeitos do Estado de Minas Gerais, ocorrido na Sala Nereu Ramos do Congresso Nacional.

O terceiro e último dia do evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios, contou com discussões importantes de temas como a Pauta Municipalista, Habitação e Planejamento Territorial e Emendas Parlamentares e suas Execuções. Houve nesta data ainda um encontro do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), destacando a importância de mulheres em cargos de destaque na política.

Ao final da quarta-feira, a vice-prefeita Janete Aparecida, acompanhada pelo deputado federal, Domingos Sávio, foi recebida na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela presidente Nacional, Fernanda  Pacobahyba, tendo como pauta principal as obras na Educação provenientes de Programas Federais. O último dia de Marcha Nacional, também teve em seu cronograma, discussões de questões como os desafios da Assistência Social e os Municípios Inteligentes e Sustentáveis.

Vale ressaltar que a cada intervalo de agendas e painéis, os técnicos da Prefeitura de Divinópolis, aproveitavam para fazer intercâmbio com diversas outras autoridades de todo o país, em contatos com prefeitos, vereadores, secretários, deputados federais, ministros, senadores e secretários nacionais, voltando assim, com uma bagagem única, de experiências, networking e boas práticas, alcançadas pelos quatro cantos do Brasil e que poderão, a partir de agora, serem implantadas também em Divinópolis.

Além disso, as importantes agendas fora da Marcha dos Prefeitos, trará ao município grandes resultados, em destravamento de obras, recursos parlamentares, investimentos privados dentre outros.

Janete Aparecida destacou a importância da presença no evento deste ano. “A Marcha em Defesa dos Municípios é muito importante para as cidades, já que, além dos conhecimentos e informações repassadas através das palestras, painéis e discussões, proporciona um intercâmbio com Municípios e seus representantes de todo o País, com a troca de experiências e boas práticas executadas e que podem ser implantadas na nossa cidade. Além disso, tivemos importantes encontros com parlamentares que certamente destinarão à Divinópolis emendas e recursos para o desenvolvimento e manutenção de nossa cidade. Foi uma viagem de grande importância, Divinópolis certamente sairá ganhando”, salientou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024