30 MAR 2023
VICE-PREFEITA
Autoridades buscam recursos para melhoria do atendimento à saúde em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, representada pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida e pelo secretário de Saúde, Alan Rodrigues da Silva, acompanharam o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), Geraldo Donizete (Chumbinho); o secretário executivo, José Márcio Zanardi, e o coordenador de Frotas, Arthur Medeiros, e o secretário de saúde de Itaguara, Christian Lima; em reunião, na Secretaria de Assistência Especializada da Saúde (SAES) em Brasília, em busca de decisões, ajustes e recursos para ampliação do atendimento à saúde em Divinópolis.

A agenda, realizada na terça-feira (28/3), foi com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, responsável pela gestão da pasta que os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de todo o país estão inseridos.

Durante o encontro, os responsáveis do CIS-URG Oeste apresentaram, ao secretário, o trabalho realizado em toda região, dentre eles, vários casos de sucesso pioneiros e práticas que podem ser usadas em todo Brasil. Admirado com as ações, Helvécio determinou à equipe da SAES que fosse firmado um termo de parceria com o Consórcio para desenvolvimento de projetos exitosos.

Foi apresentada, pelos representantes do CIS-URG Oeste, a necessidade da troca da frota além do aumento da mesma. Outra questão defendida foi a necessidade de reajuste na habilitação do Samu, paralisada desde 2013 por parte do Ministério.

A vice-prefeita Janete Aparecida e o secretário de Saúde, enfatizaram o bom trabalho realizado pelo CIS-URG que é referência em saúde para Divinópolis e região, e reivindicaram a doação de um novo acelerador linear para tratamento oncológico e um aparelho para PET Scan, que realiza tomografia computadorizada, equipamentos necessários para atendimento à toda a região.

O secretário de Saúde, Alan Rodrigo, destacou que     “considero importante essa participação do município, seja como membro da Comissão Técnica do Samu, da qual sou membro, como também levar o município de Divinópolis junto ao Ministério da Saúde como de fato um polo regional, quiçá Estadual em saúde, em todos os níveis de complexidade, seja da atenção primária até as maiores especialidades”, analisou.

Janete fez um convite para realização de uma Conferência Regional em Divinópolis, em com parceria CIS-URG Oeste, Prefeitura e Governo Federal. “Os Consórcios são importantes instrumentos de gestão do Sistema único de Saúde, com muitas experiências exitosas no Estado de Minas Gerais e no Brasil e a intenção do ministério é apoiar essas ações”, afirmou Helvécio, que ficou de marcar em Divinópolis a realização do Encontro Mineiro de Consórcios.