29 MAR 2023
Conselho da Pessoa Idosa participa do lançamento da UAPI na UNA
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, participou (29/3), do evento “Envelhecendo com qualidade”, em parceria com o Instituto Ânima e a Faculdade Una.

O encontro foi destinado ao lançamento da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI), contemplando a apresentação dos cursos, orientações destinadas aos idosos presentes, também ocorreu um momento para as inscrições dos cursos.

Com o projeto “A terceira idade Faz, Conhece, Aprende e Joga”, foram disponibilizadas, de forma gratuita, 2.870 vagas em diferentes opções de cursos, sendo eles: direito, educação financeira, fitoterapia, chi kung, informática e saúde e bem-estar.

Este projeto é realizado pelo Instituto Ânima em parceria com a Faculdade UNA e o Conselho Municipal do Idoso de Divinópolis / Prefeitura Municipal de Divinópolis e conta com o apoio das empresas Gerdau, Itaú, SulAmérica e Visa, por meio de destinação via Lei de Incentivo Fiscal.

Os cursos serão ministrados na UNA Divinópolis e também nos bairros Danilo Passos, Santo Antônio dos Campos (Ermida), Nossa Senhora das Graças e Jardinópolis, com a duração de um mês. Os idosos acima de 60 anos interessados, devem realizar a inscrição através do link: encurtador.com.br/fQTZ1 .

De acordo com o coordenador do projeto, Wagner Almeida, ao mesmo tempo em que o número de idosos cresce em muitas cidades brasileiras, os sentimentos de solidão assumem particular prevalência e relevância nos idosos. “É por isso que se torna tão importante ter um espaço para aprender através dos nossos cursos, mas principalmente, para conhecer novas pessoas, sair de casa, tomar um cafezinho, para vir à faculdade que é um local em que tudo respira vida”, destaca.

Segundo Márcia Gonçalves, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, este projeto foi analisado e construído especialmente para os idosos do município. “Analisamos ponto a ponto e chegamos à oferta desses cursos. Esperamos que todos gostem muito”, acrescenta.

Para Fernanda Francischeto, coordenadora dos cursos de saúde da UNA Divinópolis, este projeto já vem sendo sonhado há alguns anos e agora, pode ser colocado em prática. “Tivemos adiamentos devido à pandemia e agora temos a alegria de anunciar que tudo que foi idealizado está sendo concretizado hoje. Este é um projeto que busca resgatar a presença ativa da pessoa idosa e auxiliar para que esses idosos posam voltar a ter uma rede de relacionamentos”, pontua.

Maria Virgínia Cardoso Tavares, aposentada, após se inscrever para o curso de informática comentou como está ansiosa pelo início das aulas. “Quero me atualizar e ter uma facilidade maior em conversar com a família, em especial os netos. Eu já faço atividade física, mas cursos assim será a primeira vez!”, disse.