A Prefeitura de Divinópolis, através da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos dias 24 e 28 de março, nos turnos matutino e vespertino, uma ação de vacinação na Escola Estadual Miguel Couto.
Ao todo, foram realizadas 303 doses, sendo: 85 doses contra meningite C, 66 doses contra covid-19 com a vacina pediátrica, 43 doses contra HPV, 38 contra covid-19 com a vacina monovalente, 35 doses antitetânicas, 16 contra febre amarela, entre outras.
A ação teve como objetivo a atualização da caderneta vacinal, com as vacinas de rotina, além da campanha de reforço da covid-19 e contra a meningite C, para estudantes do ensino fundamental e médio, e demais funcionários da escola. A vacinação ocorreu com autorização prévia, através de um Termo de Consentimento, assinado pelos pais ou responsáveis.
De acordo com o coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, a vacinação na escola é uma estratégia muito importante, pois possibilita o acesso das crianças e adolescentes aos imunizantes. “A ação na instituição de ensino também facilita para os pais, que muitas vezes não conseguem liberação do trabalho para deslocar até uma unidade de saúde. É uma ferramenta robusta de realizar a conferência da caderneta de vacinação e atualizar as doses em atrasos. Com isso, muitas crianças puderam se vacinar e ficar protegidas contras várias doenças imunopreviníveis”, afirmou.
Simone Martins Freitas, especialista em Educação Básica e diretora da escola, enfatiza a importância das parcerias. "A ação em parceria com a Secretaria de Saúde é de suma importância para a comunidade escolar. O acesso às vacinas na maioria das vezes não é para todos devido à falta de informação da população. É durante estes movimentos que conseguimos mensurar a real necessidade das parcerias. Vacina salva vidas e a educação dissemina a informação”, afirmou.