A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (28/3) atividades coletivas com usuários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora das Graças, Candidés, além de ações na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração e no Centro de Convivência Clube da Melhor Idade “Vida Nova”.
A ESF Itaí realizou uma palestra, na Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração, sobre combate à dengue. As profissionais orientaram os alunos sobre as medidas de prevenção da doença e formas de evitar a proliferação do mosquito. As crianças puderam tirar suas dúvidas, além de se informarem sobre os sintomas e demais cuidados. As atividades foram direcionadas pelas agentes comunitárias de saúde Suellem Cristina Silva de Oliveira e Bianca Stefany Gomides, e pelas agentes de combate a endemias, Flávia Cristina Damaceno e Lidiane da Silva Justino Cerqueira.
Na ESF Nossa Senhora das Graças ocorreu a abertura do grupo de tabagismo. Os usuários foram informados sobre as consequências do uso de cigarro e outras drogas, além das doenças causadas pelo abuso do consumo do tabaco. Os encontros acontecerão em todas as terças-feiras, às 18h, na unidade. O grupo é coordenado pela farmacêutica, Fernanda Mendonça; pela dentista, Isa Cristina, e pela psicóloga, Regina Amália.
O grupo “Saúde na Praça”, promovido pela ESF Candidés, realizou mais um encontro com usuárias. Dessa vez, foi feita uma abordagem sobre “Sexualidade na terceira idade”, abordando diversas questões importantes sobre o toma. A ação fez parte da programação do mês da mulher, que contou com vários encontros com diversos assuntos em prol da saúde das mulheres. O grupo teve a participação da médica, Camila Lorrainy, e das agentes comunitárias de saúde, Kellen Aparecida e Sabrina Palhares.
O Centro de Convivência Clube da Melhor Idade “Vida Nova” recebeu a equipe da ESF Catalão para um momento de educação em saúde bucal. Os participantes, com idades entre 8 e 16 anos, foram informados sobre a forma correta de higienização e escovação dos dentes, como evitar doenças bucais, além de receberem kits de higiene bucal. A ação foi ministrada pela dentista, Bruna Nunes, juntamente com o auxiliar de saúde bucal, Maycon Alves, e residentes da Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente (Remsa), Yuri Bolognani e Mateus Germano.