27 MAR 2023
Semusa informa a programação do carro “fumacê” de 27 de março a 1º de abril
A Prefeitura de Divinópolis, através da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga a programação do carro “fumacê”, de 27 de março a 1º de abril.

Mesmo com a aplicado do “fumacê”, a Semusa destaca que é muito importante que a população faça a sua parte no combate à dengue, como eliminar água parada, tampar caixas d’água, colocar areia nos vasinhos de plantas, manter o quintal limpo, recolher lixos, além de notificar e denunciar à vigilância em saúde ambiental sobre os locais que estiverem com reservatório e focos do mosquito.

Para denúncias e notificações, basta ligar no telefone (37) 3229-6823.

Confira a programação:

Segunda (27/3):
- Belvedere, pela manhã, em todos os quarteirões.
- Belvedere I, à tarde, em todos os quarteirões.

Terça (28/3):
- Belvedere II, durante todo o dia, em todos os quarteirões.

Quarta (29/3):
- Interlagos, durante todo o dia, em todos os quarteirões.

Quinta (30/3):

- Porto Velho, durante todo o dia, em todos os quarteirões.

Sexta (31/3):
- Esplanada, pela manhã, em todos os quarteirões.
- Quintino, à tarde, em todos os quarteirões.

Sábado (1/4):
- Danilo Passos I e Santo Dumont, pela manhã, em todos os quarteirões.

Fumacê

A Semusa informa que a escolha dos locais, onde são contemplados com “carro fumacê”, não é feita de forma indiscriminada ou aleatória. A Vigilância em Saúde Ambiental recebe as notificações da dengue de toda a cidade e analisa quais bairros possuíram os maiores índices de notificações nas últimas quatro semanas.

Assim, o fumacê é destinado ao bairro com maior índice, pois significa que ali possui mosquitos já na fase adulta e o maior número de pessoas com o vírus. O “fumacê” passa nos locais onde a doença está ativa e o inseticida mata apenas o mosquito adulto, não afeta os ovos nem os reservatórios. Além disso, há formas corretas de se aplicar o veneno, pois o mosquito pode criar resistência e o “fumacê” deixar de fazer efeito.