23 MAR 2023
TRÂNSITO
Settrans divulga campanha educativa voltada para ciclistas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans), divulga a campanha de conscientização '' Laço Amarelo'' do mês de março. Essa campanha é uma proposta do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e, neste mês, adverte sobre os cuidados que os ciclistas e não ciclistas devem ter na rua.

A bicicleta é um importante meio de locomoção, pois além de desafogar o trânsito e evitar a poluição do meio ambiente, ela contribui para manter uma boa saúde. Mas, cuidados são necessários, tanto para usuários desse meio de locomoção, tanto para não usuários.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é enquadrada como um veículo, e por isso deve seguir as normas da legislação de trânsito, como por exemplo seguir a mão de direção, respeitar a placa “Pare” e a indicação do semáfaro. Além das leis, é obrigatório utilizar os itens de segurança, que são: espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e adesivos refletivos instalados na dianteira, traseira, lateral e nos pedais. É aconselhável evitar o uso do celular.

O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, lembra que, os ciclistas devem respeitar as normas e estar atentos à segurança. “Os ciclistas devem usar os equipamentos de segurança, respeitar as leis de trânsito e sempre que possível, devem procurar lugares seguros e adequados para pedalar, como ciclovias, ciclofaixas, ou onde tenha menos carros transitando, como ruas de bairros, e evitar as rodovias”, reforçou.

Para quem usa de outro tipo de veículo, é necessário o respeito e atenção com os que estão de bicicleta. É dever de todo condutor e obrigação de todo cidadão! No trânsito, escolha a vida!