A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, ontem (9/3), a equipe profissional do Centro de Atenção Psicossocial (Caps III/Sersam) realizou ação de matriciamento na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Serra Verde.
O matriciamento de saúde mental, na Atenção Básica, é um processo que auxilia na produção de saúde e permite que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam propostas de intervenção pedagógico-terapêutica para os usuários do SUS. É uma ferramenta importante para a capacitação das equipes no cuidado em saúde mental.
O assistente social do Caps III, Ronaldo Duarte, explicou sobre a ação. “Matriciamento é um modo de produzir saúde mental em que diferentes profissionais, de diferentes equipes de saúde, se reúnem para discutir casos de usuários do SUS objetivando a construção de propostas que promovam a corresponsabilidade da saúde mental no território”, afirmou.
A ação foi realizada pelo assistente social do Caps III, Ronaldo Duarte; pela coordenadora do Caps III, Kátia de Sousa; e pela médica psiquiatra e apoiadora matricial, Kelly Fonseca. O evento contou com a participação de 20 profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 1), sendo representantes das ESFs Ermida, Oswaldo Machado, Serra Verde, Belo Vale e Ipiranga.