A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta semana atividades de educação em saúde, promovidas pelas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Icaraí, Planalto, Nilda Barros e Catalão.
A ESF Icaraí realizou na terça-feira (7/3) o grupo de acompanhamento de gestantes. As pacientes foram informadas sobre a importância do pré-natal, os cuidados pré e pós parto, além de orientações sobre o recém-nascido. O encontro foi finalizado com entregas de enxovais de bebê e uma palestra da enfermeira Vilania Cristina. A ação é uma parceria da Atenção Primária à Saúde com a associação Lions Clube Divinópolis.
Na quarta-feira (8/3), a ESF Planalto realizou o grupo de tabagismo, com orientações sobre os riscos que o abuso de cigarro e outras drogas podem causar. O encontro acontece toda quarta-feira, na própria unidade, direcionado pelo psicólogo, Angelo Morato.
Ontem (9/3), a ESF Nilda Barros promoveu uma ação, referente ao programa Saúde na Escola, com orientações sobre a dengue. Os alunos foram informados sobre a prevenção da dengue e os meios de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aesgypti, além da importância de receber o agente de endemias para analisar os locais.
As atividades aconteceram na Escola Municipal José Quintino Lopes, para 110 alunos do ensino fundamental e foram ministradas pelas agentes comunitárias de saúde, Carolyna Kássia, Lívia Cristina e Meire Cláudia.
De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, essas ações são muito significativas, uma vez que une educação e saúde em prol da construção da qualidade de vida. “É uma construção em conjunto, assim, as crianças aprendem e replicam as informações em casa, ensinando assim a toda família”, lembrou.
A ESF Catalão realizou ontem (9/3) uma roda de conversa com usuários com o tema “Alimentação cardioprotetora”. Os participantes receberam orientações sobre alimentação saudável e a importância de alimentar bem. O encontro foi realizado pela nutricionista, Juliana Flores e teve a participação da farmacêutica Thaís Bueno, junto com agentes comunitários de saúde e residentes do programa de Residência Multiprofissional da Saúde do Adolescente (Remsa).