08 MAR 2023
Semc realiza encontro de mulheres no Estação de Memórias
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Cultura (Semc), realizou hoje (8/3), um encontro com mulheres ferroviárias juntamente com esposas, filhas e parentes de ferroviários no Estação de Memórias.

A ação, realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve o intuito de homenagear e presentear mulheres que marcaram a história do município representando a ferrovia, como as trabalhadoras, ou mesmo acompanhantes dos seus maridos, pais e filhos.

A ex-ferroviária, Dona Idalina, comentou a oportunidade de estar no evento com suas amigas ferroviárias. “Agradeço a todas as colegas aqui por essa oportunidade. Não imaginei que aos 91 anos estaria aqui junto com vocês todas. Trabalhei na Estrada de Ferro Oeste de Minas, em 1966, acabou e nós viemos trabalhar no almoxarifado e estou satisfeitíssima de estar aqui com vocês, é uma honra”, pontuou.

Dona Letícia, esposa do ex-ferroviário Ary Alvarenga, agradeceu aos responsáveis do evento.  “Em nome dos ferroviários, do esposo que foi ferroviário, do meu filho que é ferroviário, nós agradecemos por esse momento. Esse evento possibilitou voltarmos ao passado e isso é uma alegria”, afirmou.

Para Faber Barbosa, gerente de Memória e Patrimônio, destacou os objetivos do encontro. “O encontro entre mulheres ferroviárias trouxe a oportunidade de conhecer a ferrovia para além das máquinas e do trabalhado pesado, ali percebida também pelo lado do afeto, do respeito e de outras formas sensíveis, porém, de não menos difíceis lembranças”, comentou.

Para o secretário de Cultura, Diniz Borges, ressaltou a importância das atividades e das mulheres na ferrovia. “Participar e receber essas mulheres foi muito prazeroso, pois, assim, tivemos a oportunidade de ouvir suas histórias e ver que elas sempre tiveram seu valor seja dentro ou fora de suas casas”, destacou.

O Estação de Memórias situa-se na Antiga Estação Ferroviária de Divinópolis, com horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024