A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que foi realizado na segunda-feira (6/2), uma reunião do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a população de rua.
A reunião, realizada no auditório da Semas, teve como pauta a apresentação da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) masculina, pelos coordenadores Maísa, assistente social, e Bruno, enfermeiro. A UAA é um serviço residencial transitório com 10 vagas, sendo seis já ocupadas, para usuários que não possuem moradia ou que necessitam de um espaço seguro para a continuidade de seu tratamento.
Para ser admitido no serviço o usuário deve ser encaminhado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps Ad), pois a partir da admissão, é realizado o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que visa construir os objetivos do sujeito e a superação da situação de dependência de substâncias.
Durante a reunião, Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, explicou que as especificidades e o desenho dos serviços de acolhimento do SUAS e as diferenças para aqueles do SUS. Além disso, a coordenadora do SAMU, Thamara Alana Silva se colocou à disposição para capacitar em primeiros socorros os colaboradores da UAA.
Por fim foi decidido que a próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 6 de março e terá como pauta a apresentação da equipe do Consultório na Rua. As reuniões são mensais e acontecem nas primeiras segundas-feiras de cada mês, às 8h30 no auditório da SEMAS e tem como objetivo traçar as intervenções e atuações da Política para a população de rua.