A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na quinta e sexta-feira (2 e 3 de fevereiro), o primeiro seminário sobre o programa Previne Brasil, promovido pela Atenção Primária à Saúde (APS).
O evento aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras e foi aberto a todos os servidores das unidades de atenção primária do município. Teve como objetivo principal alinhar as metas e indicadores, além de informar aos profissionais sobre o funcionamento do programa. No seminário também ocorreu a premiação dos melhores resultados das Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), por quadrimestre de 2022.
A referência técnica do Previne Brasil, Mateus Guimarães, destacou o seminário. “Momentos como esse são muito importantes, pois, além de alinharmos as estratégias do programa, os profissionais podem trocar experiências e informações entre si", afirmou.
O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
O evento teve a participação do secretário de saúde, Alan Rodrigues, das representantes da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Nayara Evangelista e Izabella Rocha; do representante do suporte BR Cursos, Jailson Gonçalves, e de dezenas de servidores da saúde do município.