03 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
LAZER
Bloco MusicalIHA é uma das atrações do Pré-Carnaval do Divino 2023
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), confirma a participação do Bloco MusicalIHA, como uma das atrações para o Pré-Carnaval do Divino 2023.

A presidente do Instituto Helena Antipoff (IHA), Carla Marques, destacou a importância da participação no processo de inclusão dos assistidos. "Nós, do Instituto Helena Antipoff, estamos muito felizes em mostrar neste evento cultural um pouco dos serviços que realizamos em nossa instituição. O projeto MusicalIHA visa, não somente desenvolver habilidades da pessoa com deficiência, mas também sua integração na vida em sociedade", destacou.

O bloco começou em 2018, formado por pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista (TEA). Mais que um bloco, é um projeto terapêutico que se utiliza de instrumentos musicais de percussão, para desenvolvimento da psicomotricidade, melhoraria da fala, estimular a percepção musical, rítmica e auditiva, expressão corporal, e aprimorar a disciplina entre os assistidos, com aprendizagem de tocar um instrumento.

Afinal, a música é uma ferramenta de ensino e aprendizagem, que proporciona ao deficiente conhecer os instrumentos musicais, os diferentes sons que eles produzem, fortalece a inclusão e estimula a interação social através das atividades em grupo. Os ritmos aplicados são o samba, xote, funk, pop, ijexá, axé e marcha.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, agradeceu a participação do bloco. “Agradecemos por participarem e agregarem ao nosso Pré-Carnaval do Divino, enriquecendo a festa com a mensagem de inclusão, pois é um evento para todos”, exaltou.

Túlio Fernandes, gerente de Turismo, acrescentou aos agradecimentos. “Estamos ansiosos pelas apresentações maravilhosas que o bloco fará. Com certeza será um momento marcante no nosso Pré-Carnaval”, finalizou.

Para mais informações sobre o bloco e a instituição acesse o Instagram @institutohelenaantipoff .