02 FEV 2023
Semas e Geec realizam palestra sobre pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que ontem (1/2), que a convite do Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec), foi realizada uma palestra sobre pessoas em situação de rua.

A palestra, realizada no formato online, abordou o tema “Da pessoa em situação de rua no município de Divinópolis”, e foi voltada para os jovens aprendizes que participam do Programa Inclusão Aprendiz, que busca manter o jovem em destaque se capacitando como profissional de excelência para o mercado de trabalho.

Durante o momento, foi abordado a importância da população ter ciência sobre os serviços socioassistenciais oferecidos pelo município a população em situação de rua, contribuindo assim de forma efetiva na superação do usuário. Outro ponto foi em relação aos direitos da pessoa nessa condição: à vida com saúde, trabalho, educação, segurança, moradia, assistência social e lazer. Em 1948, esses direitos foram reconhecidos por vários países, na Declaração Universal de Direitos Humanos.

Tal atividade foi ministrada pelo educador social, João Carlos Cândido, que compõe a equipe da “Abordagem Social da Pessoa em Situação de Rua” da Secretária de Desenvolvimento Social. Para finalizar a ação, João fez a leitura da poesia “O dia da ira”, de Adélia Prado.