27 JAN 2023
SAÚDE
Prefeitura homenageia profissionais da saúde por Selo Ouro do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na tarde de hoje (27/1), no hall do 5º andar do Centro Administrativo, uma homenagem aos profissionais de saúde, referente à certificação e ao Selo Ouro recebido do Ministério da Saúde (MS), a respeito da eliminação na transmissão vertical (da mãe para o bebê) do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Esta cerimônia é uma homenagem a todos aqueles servidores e parceiros, que fizeram parte do processo até o recebimento deste prêmio, entregue em Brasília no dia 7 de dezembro. Por esta razão, durante a cerimônia, representantes de todas as unidades de saúde receberam uma cópia do certificado para apresentar às suas equipes.

O prêmio afirma a qualidade dos programas e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) e de questões relativas a respeito dos direitos humanos, igualdade de gênero e a participação da comunidade. Para receber a certificação, o município teve que atender uma série de critérios estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do SUS, aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da transmissão vertical do HIV no brasil.

A diretora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias, ressaltou a vitória do município com os tratamentos e as atitudes da saúde. “Se vocês forem buscar informações na literatura, a gente tem uma estimativa de 30% de casos de mães portadoras de HIV, que vivem com a doença e realizam essa transmissão vertical para o feto. Por isso, Divinópolis ter o resultado de zero casos de transmissão, é uma conquista histórica de vocês”, congratulou os trabalhadores.

O diretor de Atenção Secundária à Saúde, Elbert Eddy, salienta sobre a busca constante por mais resultados. “É uma alegria fazer parte disso, participar desse momento é muito importante. E os trabalhos devem continuar, porque nós precisamos de certificação e nós sempre temos o apoio da Gestão que sempre está do nosso lado. Então é importante arregaçar as mangas e lutar pelo trabalho”, explicou.

A diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, explica como a Semusa está em busca da certificação. “Nessa certificação deu para vermos como que nos unidos, conseguimos superar e fazer muito além do que é previsto e do que é necessário. Quando o pessoal de Brasília veio, a Atenção Primária, Secundária, Vigilância correndo atrás, pegando dados, ligando pro Hospital, porque todos precisávamos estar com tudo pronto pois não sabíamos o que iriam pedir. Mas nessa visita, nós podemos verificar o quão estávamos corretos e alinhados, pois tudo isso, precisou ser apresentado para que a cidade recebesse a certificação. Então todos os envolvidos estão de parabéns", felicitou.

O gerente assistencial do Complexo de Saúde São João de Deus, João Francisco, lembra do quanto o processo é complexo e sobre a efetividade dele na prática. “Nós, enquanto profissionais da saúde, estamos aplicando os protocolos, fazendo com que todos os processos sejam feitos da melhor forma. Podem contar com o Complexo de Saúde São João de Deus, pois estamos aqui para estreitar as relações e termos mais diálogo”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, relembrou a epidemia de sífilis no estado e elogia a equipe que atua no munícipio. “Receber essa certificação é um reconhecimento do que em dois anos deu para perceber. O time que a gente tem na ponta é muito guerreiro, de pessoas que estão com afinco, para resolver problemas de saúde pública e problemas da população”, comentou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida, elogia e explica a importância do trabalho da saúde nessas circunstâncias. “Vocês são aquelas pessoas que acreditam, confiam e trabalham escondidos no dia-a-dia para fazerem a diferença na vida dessas pessoas e estão transformando a história de diversas crianças que hoje, conseguiram nascer sem ter essa transmissão indo para seu sangue. Então a vocês, nenhum prêmio e sim, a vida dessas pessoas transformadas”, parabenizou.