26 JAN 2023
Semad e Cresst realizam atividades do “Janeiro Branco” no Pátio Municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) e juntamente ao Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), realizaram hoje (26/1), ações do “Janeiro Branco” no Pátio Municipal.

As atividades foram voltadas para os funcionários da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur). Os servidores foram convidados a participarem de uma sessão de auriculoterapia, uma técnica de medicina tradicional chinesa e prática integrativa em saúde que atua de forma a complementar para os tratamentos de várias doenças, com o enfoque da intervenção voltado para o controle da ansiedade.

Ainda, foi realizado a aplicação nos pontos da orelha em dezenas de funcionários. Para complementar a ação, os presentes puderam experimentar também a aromaterapia através do contato com óleos essenciais puros, meditação guiada, com a intenção de desacelerar a mente e fazer uma pausa nas rotinas de trabalho.

Melina Melo, fisioterapeuta do Cresst, comentou os benefícios e importância das atividades realizadas. “As práticas integrativas complementares trazem bem estar físico e emocional para quem as recebe. Falar de saúde mental é algo que precisa ser rotina dentro das equipes de trabalho, e criar momentos como esse, além de relaxamento trazem aproximação e escuta”, disse.

Syulla Rocha, diretora de Administração, salientou sobre a necessidade de ações voltadas para saúde mental no ambiente de trabalho. “Esse tipo de ação, acolhe os servidores e contribui para que eles reflitam sobre a importância do autocuidado em relação à saúde mental que é imprescindível para o desenvolvimento e equilíbrio do ser humano”, comentou.