16 JAN 2023
Exposição “O valor da dignidade humana” é inaugurada na Prefeitura

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na tarde de hoje (16/1), a abertura da exposição “O valor da dignidade humana”. A mostra está localizada no espaço Flávia Mourão, no Centro Administrativo e ficará disponível para visitação das 8h às 18h, até o dia 31 de janeiro.

A exposição, que destacou os conselhos, personalidades e instituições que trabalham para garantir a dignidade e os direitos humanos, foi baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, escrita pela Organização das Nações Unidas, na qual garante que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direito, e são dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

O diretor de Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Maicom Marques, destacou os serviços da Semas e a importância dos direitos humanos. “O trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social é de dar visibilidade do público vulnerável com o qual a gente trabalha, e que é considerado minorias mas, são a maioria da população. A Declaração dos Direitos Humanos é um dos pilares da Constituição Federal de diversos países, pois pensar em direitos humanos é considerar que todos os sujeitos são seres humanos. A cor da pele, a orientação sexual, a definição de gênero, etnia, entre outros, não podem ser subsídio para que a desigualdade social se estabeleça. Somos todos humanos”, comentou.

Mírian Ferreira, presidente do Conselho de Assistência Social, elogiou os serviços feitos pelo Conselho. “Agradeço pela exposição, porque expor o trabalho muito bem feito e de competência realizado pelo Conselho de Assistência Social é gratificante. Nós nos esforçamos para mostrar para as pessoas os direitos que elas têm, pois muitos ainda não têm consciência disso”, explicou.

Agjanir Silva, presidente do Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi), explicou a importância do Mundi e destacou a importância do respeito. “O Mundi representa a parcela da população que não possui os seus direitos humanos garantidos. Toda a equipe se esforça para garantir e reivindicar a reparação de muitos grupos que possuem os seus direitos e suas dignidades violadas. Reafirmo a importância do respeito a todos, independente do credo, da orientação sexual, da situação financeira, porque somos todos seres humanos e o respeito é um direito de todos e respeitar também é um dever”, destacou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida, destacou o valor da dignidade, a importância dos serviços dos Conselhos e da empatia. “O valor da dignidade humana é imensurável. Os preconceitos e desrespeito aos direitos humanos estão presentes na nossa cultura e é uns dos motivos que faz a dignidade humana não ser garantida. O trabalho do Poder Público, através de políticas públicas e ações afirmativas para garantir a dignidade e os direitos não possui preço e é um investimento. O ser humano deve ser respeitado e para isso é preciso ter empatia e se colocar no lugar do outro para assim entendê-lo”, explicou.