16 JAN 2023
Semusa realiza vacinação contra meningite C e Covid-19 nas lojas Viveza
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última sexta-feira (13/1), uma ação de vacinação contra meningite e covid-19 nas lojas Viveza.

A vacinação foi conduzida pela Central de Imunização e vacinou centenas de trabalhadores da empresa, como também das suas filiais. A ação faz parte da campanha de prevenção de duas doenças: meningite C e covid-19.

Tércio de Faria Leão, coordenador da Central de Imunização, comentou o resultado positivo da ação e o trabalho da equipe. “A ação foi muito proveitosa porque teve a aderência massiva dos colaboradores, que puderam além de se proteger contra a meningite C, colocar em dia as doses de vacina da covid-19 que estavam atrasadas. A Central de Imunização conta com um extenso cronograma de vacinação extramuros, que tem como meta principal levar vacinas às diversas camadas sociais, e nas empresas de médio e grande porte populacional”, comentou.

A meningite C é uma das mais severas e letais das doenças. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, que provocam uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). As complicações dessa doença podem levar os indivíduos a sequelas neurológicas ou ao óbito. Sua transmissão ocorre por vias respiratórias.

Já a covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo Corona vírus SARS-CoV-2. As complicações dessa doença, que podem ocorrer principalmente com indivíduos que não tomaram a vacina ou não completaram o ciclo vacinal, podem ocasionar sequelas graves ou até mesmo ao óbito. Sua transmissão ocorre pela inalação de gotículas de saliva ou secreções respiratórias suspensas no ar quando a pessoa contaminada tosse ou espirra.