A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (11/1), mais um encontro com grupo de hiperdia (pacientes com hipertensão e diabetes) na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Serra Verde, promovido pela ESF Osvaldo Machado.
Na ocasião, foi ofertado aferição de pressão arterial, glicemia capilar e antropometria dos pacientes. Além das avaliações, foi realizada orientações sobre hipertensão, diabetes e outras doenças, além dos pedidos de exames.
José Raymundo de Alvarenga, 68 anos, um dos pacientes presentes, destacou o grupo. “Está sendo uma experiência excelente, desde o início eu estou seguindo os ensinamentos do doutor Geraldo e da doutora Cláudia, e estou com ótimos resultados. Também me encontro muito satisfeito e agradeço pela oportunidade de participar do grupo”, pontuou.
Tarcísio de Souza Ribeiro, 73 anos, outro paciente percebeu uma evolução pessoal muito grande. “Está sendo muito bom para mim, hoje cuido melhor da minha saúde, fazendo coisas que antes não fazia, passei a beber mais água, eu era obeso e hoje já emagreci bastante. O grupo foi o melhor que me aconteceu”, destacou.
De acordo com o farmacêutico, Geraldo Mangelo, o grupo está sendo muito positivo para os pacientes. “A gente tem percebido uma evolução muito grande dos pacientes. Acredito que falta informação para as pessoas diabéticas e hipertensas, então aqui nós informamos sobre o uso correto da medicação, a alimentação apropriada, a importância da prática de atividade física, entre vários outros cuidados. Hoje são mais de cem pacientes que conseguimos avaliar e é um ganho na qualidade de vida muito grande para essas pessoas, gera um impacto muito positivo”, afirmou.
A ação foi conduzida pela nutricionista, Cláudia Rodrigues, e pelo farmacêutico, Geraldo Mangelo.