02 JAN 2023
SAÚDE
Atenção Primária à Saúde amplia em 4 vezes a realização de grupos de cessação ao tabagismo em 2022
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca a ampliação de grupos de cessação do tabagismo nas Unidades de Atenção Primária à Saúde do município em 2022.

A quantidade de unidades de saúde e o número de participantes das atividades de cessação do tabagismo aumentaram em 2022. No ano de 2021, sete unidades de saúde realizaram a condução dos grupos, alcançando um total de 51 participantes. Em 2022, por sua vez, os grupos foram conduzidos em 29 unidades de saúde, beneficiando um total de 204 participantes.

A referência técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Thays Mendonça, explicou como se deu a ampliação das atividades de combate ao tabagismo em 2022. “O sucesso das atividades com os grupos de cessação do tabagismo se deu porque no início do ano de 2022, foi realizada uma capacitação técnica de 93 profissionais de saúde de nível superior para a realização dos grupos, o que viabilizou a ampliação do programa”, comentou.

Sabe-se que o tabagismo é considerado uma doença epidêmica, a qual representa fator causal de cerca de 50 outras doenças incapacitantes e fatais, o que evidencia a importância da condução de grupos destinados à cessação do tabagismo nas unidades de saúde, com foco na prevenção e na proteção da saúde dos usuários.