26 DEZ 2022
Semed realiza formação no Cmei Maria da Conceição Fernandes
A prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última quinta-feira (21/12), a formação “O prazer de servir e ser feliz”. A capacitação ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria da Conceição Fernandes.

A ação foi ministrada pela formadora Angelita Oliveira, do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), e ocorreu em dois turnos. O objetivo dela era, portanto, fazer os profissionais compreenderem os quatro pilares da educação, através de estudos, reflexões e oficinas.

Segundo Angelita Oliveira, a atividade consiste em ajudar os educadores a entender sobre como é viver no cotidiano escolar. “É uma maneira de garantir um bom contato com todos ao redor, para uma vida escolar mais saudável e um ciclo de boas relações com o time educação. Isso gera ações e ideias cada vez mais alinhadas com o viver social, pautadas pelo respeito, cidadania e igualdade com o próximo”, pontuou.

Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram da formação, dentre elas: estagiárias; funcionárias da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop); assistentes educacionais; professores; membros da equipe gestora; auxiliares de serviço; entre outras funções.

De acordo com a auxiliar de serviço na unidade, Irani Leopoldina, é importante entender o que o próximo sente. “Quando passamos a compreender melhor, a maneira com que cada um, enxerga e reage a situações diversas, nossas atividades fluem muito mais. Conhecendo melhor nossa equipe, sem sombra de dúvidas somos capazes de efetuar um trabalho conjunto melhor”, comentou.

Os quatro pilares da educação

O relatório da Unesco, feito em 1999, traz insights ricos e princípios que devem ser seguidos na educação. Cada pilar traz a menção de um objetivo diferente, mas que se conectam entre si e juntos ajudam, de modo positivo, para a evolução pessoal do aluno. Sendo eles: 1) aprender a conhecer; 2) a fazer; 3) viver e 4) ser.

Os quatro pilares da educação são, então, uma boa via para entender e aplicar esses saberes na vida social. Conhecê-los dá aos educadores o poder de saber e entender os conceitos que estão precisam ser trabalhados dia a dia no ambiente escolar.