19 DEZ 2022
Vigilância Ambiental realiza operação de limpeza em imóvel no bairro São Luís
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa) - Vigilância em Saúde Ambiental, realizou na última semana a limpeza de mais um imóvel em situação de risco.  A medida segue priorizando as ações realizadas na região nordeste, após o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) identificar que essa zona está com alto risco de epidemia de dengue.

Participaram desta ação, no bairro São Luís, oito servidores. Ao todo, foram retirados um caminhão de resíduos sólidos. O objetivo desta operação é evitar a proliferação de vetores e doenças. O local foi identificado pela agente de saúde e endemias responsável pelo bairro.

A Vigilância Ambiental visa promover a detecção e a prevenção de alterações nos determinantes e reguladores ambientais que afetam a saúde humana. Sejam elas, em relação ao monitoramento, prevenção e controle de doenças zoonoses e as transmitidas por vetores, dos acidentes por animais peçonhentos e venenosos. Bem como a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.

Informes de possíveis focos do mosquito da dengue e enfermidades infecciosas que podem ser naturalmente transmitidas entre animais, como escorpiões, ratos e carrapatos, devem ser dirigidos ao Setor de Zoonoses em (37) 3229-6823, ou pelo App Divinópolis.