13 DEZ 2022
Mais de 50 mil pessoas se cadastraram no Sisab em 2022
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre um aumento no número de cadastros do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab), no ano de 2022.

O Sisab é um importante sistema com o intuito de obter informações sobre a situação sanitária e de saúde de determinada população ou município. Assim, o cadastramento da população pelo ACS permite que a equipe de saúde estabeleça um vínculo com o usuário, bem como conheça a população presente no território para poder implementar ações para melhoria da qualidade da assistência prestada.

Em janeiro de 2021, Divinópolis possuía 101.537 cadastros, ou seja, 42,30% da população total cadastrada no Sisab do Ministério da Saúde. Na oportunidade, a cidade finalizou o ano com 118.207 cadastros, 49,25% da população do município cadastrada. Com isso, totalizando 16.670 novos cadastros, além do acompanhamento das famílias já cadastradas.

Em outubro desse ano, 70,48% da população está cadastrada, o que representa 169.154 pessoas. Em comparação ao final de 2021, já são 50.947 novos cadastros, o que representa uma enorme adesão ao sistema.

O aumento expressivo nos números de cadastrado é graças às estratégias adotadas pela Semusa, as quais visam o fortalecimento da assistência à saúde no município. Dentre elas, estão a ampliação por parte da Atenção Primária à Saúde (APS), com: 18 novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF); cinco equipes do Programa Saúde na Hora; e um incremento expressivo no número de agentes comunitários de saúde (ACS), passando de 99 para 240 agentes credenciados.

O Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo, relatou a importância dos ACS para o aumento dos cadastros. “A ampliação de cobertura dos agentes de saúde nessa gestão é um marco histórico, porque é através do trabalho deles, que levamos a população ao ponto de atenção à saúde. Além disso, nós levamos a prevenção até a casa da população, portanto além do cadastramento, essa ampliação da cobertura traz melhorias reais para o SUS em Divinópolis, principalmente na Atenção Primária”, declarou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024