08 DEZ 2022
CULTURA
Biblioteca Pública recebe doação do livro “Cascais” da Câmara Municipal de Coimbra
A Prefeitura de Divinópolis, através do secretario municipal de Cultura, Diniz Borges, recebeu pelas mãos da vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, a doação de dois Livros “Cascais-Território-História-Memória 650 anos”. A doação foi feita pela Câmara Municipal de Coimbra com o objetivo de compor o acervo da Biblioteca Pública Ataliba Lago.

Os livros que pertenciam ao Museu de Cascais e Gravuras antigas de Coimbra foram entregues a Janete durante sua viagem à Portugal. A obra constitui-se de uma reflexão em torno da história local enquanto patrimônio coletivo e apresenta os principais momentos da evolução do conselho, de 1364.

Para o Secretário de Cultura, Diniz Borges, é de grande importância essa doação, visto que conhecer a história de Portugal é conhecer a nossa mesma. “Tudo que é história é cultura. Conhecer a criação de Coimbra, quanto de Cascais reflete diretamente em nós. O livro fala sobre a família real, Dom Pedro e costumes da época. Para quem gosta de história e os historiadores é maravilhoso. Ver através de relatos, descrições e gravuras trás a possibilidade que só a leitura nos permite, que é a de viajar sem sair do lugar”, pontuou.

As obras estão disponíveis para leitura na Biblioteca Municipal Ataliba Lago, localizada na avenida Coronel Júlio Gontijo n° 420 no bairro Esplanada. O local estará aberto ao público de 7h30 às 19h.