06 DEZ 2022
DEFESA CIVIL
Defesa Civil e Cemig anunciam distribuição de equipamento de segurança
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Defesa Civil, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), informa que nos próximos dias acontecerá a distribuição do Dispositivo de Notificação Individual (DIN) de 2022.

A ação ocorre desde 2019, por meio de um mapeamento das casas nas áreas potencialmente atingidas em caso de alagamento e enchentes em região próxima às barragens da Cemig. Essa ação definiu quais residências receberão o DIN.

O DIN é um novo aparelho de segurança que alerta, através de um sinal sonoro e visual, se houver algum risco de enchentes em áreas próximas às barragens da Cemig, o aparelho avisa ao morador que deixe sua casa e tome as atitudes necessárias.

Vale destacar que as barragens da Cemig, não estão em risco e que estes aparelhos estão sendo entregues que se estabelece um novo modelo de segurança, pensando na aplicação das tecnologias mais moderna que existem para evitar desastres e tragédias, devido a atrasos ou indisponibilidade na comunicação dos alertas. Além disso, no final do ano de 2020, foi publicada a nova Política Nacional de Segurança de Barragens que solicita o reforço dos meios de comunicação para desastres e acidentes em todo o Brasil.

Brenda da Cruz Camargos, coordenadora da Defesa Civil, falou sobre a importância desse aparelho para o setor. “ O aparelho serve como um sistema de aviso quanto a riscos de inundação, sendo um elo dos moradores com a Defesa Civil, esse é mais um meio de comunicação rápido e inteligente para avisar famílias em caso de perigo”, salientou.

O DIN funciona como um alarme, ligado às informações das barragens e da rede de monitoramento da CEMIG, e partir do aumento das chuvas e risco de alagamento avisa ao morador para que deixe sua residência e tome as ações necessárias. O DIN é um braço de comunicação importante da Defesa Civil local junto aos habitantes de seu município.