06 DEZ 2022
CULTURA
Exposição e torneio aberto de xadrez são os destaques de dezembro da Ataliba Lago
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga os eventos que compõem a agenda de dezembro da Biblioteca Municipal Ataliba Lago.

A programação da biblioteca foi iniciada no último domingo (4/12), com o “2º Torneio Aberto de Xadrez Cecília Meireles”, realizado pelo Clube de Xadrez da Biblioteca Ataliba Lago (Cbxal).

Dando sequência à agenda, ontem (5/12), foi iniciada a exposição “Criando Art – Desenhos de grafite e lápis de cor”, do artista Yuri Sanazuki. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de dezembro, de 7h30 às 19h, no 1º piso.

Também ontem, o professor de Matemática, Dalton Ávila, tirou dúvidas sobre questões da disciplina que são cobrados em vestibulares. A iniciativa ocorrerá novamente no dia 19 de dezembro, às 17h30, na Sala de Multimeios Adélia Prado.

Sábado na Biblioteca

Projeto com funcionamento normal aos usuários e leitores que acontece no 2º sábado de cada mês. Além de programação cultural, a ação abrange o “Projeto Livro Leve e Solto”, oficinas de brinquedos, jogos de xadrez e damas, Hora do Conto e outras atividades. Neste sábado (10/12), às 8h, acontecerá um encontro que abordará os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o médico Juliano Gonçalves do Posto de Saúde Central. Às 11h, haverá à Hora do Conto.

No dia 14 de dezembro, às 19h30, na Sala de Multimeios Adélia Prado, o professor Dan Reuter, da nova Acrópole, sede Divinópolis, promoverá o Diálogo Filosófico com a palestra ““Helena Blavatsky e os Mistérios do Tibet”.

No dia 15 de dezembro, às 19h30, no 1º piso, acontecerá a Noite da Poesia, com a participação musical de Claiton José.

Extensão Cultural

Hora do Conto e atividades lúdicas que acontece às quintas-feiras, às 15h, no Lar dos Idosos ou na Vila Vicentina.

Oficina de Iniciação ao xadrez
Iniciativa ministrada pelos instrutores Claudio Cesar e Sérgio Rezende às sextas-feiras, de 18h às 19h, no 1º piso da biblioteca. A entrada é franca.

Atendimento do público

A biblioteca possui espaço para leitura e estudos, com conexão de internet liberada, brinquedoteca e jogo de xadrez. O local faz empréstimo domiciliar de até quatro livros pelo período de 30 dias. O agendamento de Visitas Orientadas e Hora do Conto para grupos de alunos de qualquer segmento e faixa etária deve ser feito pelo número 3222-7183.
A biblioteca permanece aberta de segunda a sexta-feira de 7h30min às 19 h, na avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, nº 420, no bairro Esplanada.