28 NOV 2022
Semed realiza evento em comemoração ao mês da Consciência Negra
A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou um evento em comemoração ao mês da Consciência Negra. A ação aconteceu na manhã de sábado (26/11), na praça do Santuário.

A secretária municipal de Educação, Andreia Dimas, abordou a importância que eventos como este tem para a sociedade e como a isso deve ser um dever para a educação. “Isso que está acontecendo hoje é algo que nós precisamos na verdade estabelecer como uma prática. Nós estamos aqui mesmo para enfatizar a importância deste momento, educação é isso. O lugar da educação é o lugar da diversidade”, pontuou.

A gerente de Políticas Educacionais, Ilzinha Diniz falou um sobre o que é ter consciência negra. “A consciência negra é isto: um misto de conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas pretas que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo”, destacou.

O evento faz partes das atividades realizadas no mês de novembro em comemoração ao mês da Consciência Negra e teve a participação de setes redes de ensino. Iniciando as apresentações a Escola Municipal Sydney apresentou a música “Waka Waka” da Shakira, que foi a abertura da copa na África.  O Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), realizou uma apresentação em forma de jogral com 30 estudantes. Logo após, os alunos do 9º ano apresentaram uma música e uma aluna do EJA finalizou declamando um poema.

Posterior, a Escola Municipal São Geraldo juntamente com a Escola Municipal Maria de Lourdes Teixiera, realizaram uma apresentação com 100 crianças que cantaram a música “Canto das três raças” de Clara Nunes. Em seguida, houve a apresentação da história do “O Amigo do Rei”, da autora Ruth Rocha, realizada pelo grupo de oficineiras da Semed.

Logo após, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Campina Verde, apresentou a música “Normal é ser diferente” do Jair Oliveira. Para finalizar a festividade, teve a apresentação de dança da Escola Municipal Professor Odilon Santiago.