23 NOV 2022
Semdes abre inscrições para Feira Essência Gastronômica
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), anunciou o edital de seleção de produtores de alimentos, de utensílios domésticos de metal e madeira e de artesanato de Divinópolis hoje (23/11) para participar na Feira Essência Gastronômica, que se realizará em 3 de dezembro, com programação das 10 às 18 horas, na praça Benedito Valadares, Praça do Santuário, Centro. O edital está disponível para consulta e inscrição no site da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br.

As inscrições poderão ser realizadas de hoje ao dia 29 por meio de formulário eletrônico disponível em https://bit.ly/Feira03dez. O produtor ou artesão deve ter cuidado ao completar o formulário, já que este só pode ser preenchido uma vez por cada um.

A Feira Essência Gastronômica tem como objetivo valorizar a gastronomia e a cultura local, proporcionar entretenimento e cultura ao público e visitantes e incentivar e promover os produtores regionais. A iniciativa selecionará produtores de alimentos, artesanato e utensílios domésticos de Divinópolis para comercializar e divulgar os produtos no evento.

Mais informação pode ser encontrada no site da Prefeitura e nos perfis do Instagram Turismo Divinópolis, https://www.instagram.com/turismodivinopolis/, e Prato da Casa, https://www.instagram.com/pratodacasaoficial/.

Condições

Se selecionado, o produtor participará pessoalmente da feira, vendendo e divulgando os produtos durante todo o horário.

Para produtores de alimentos, comercializar pratos finalizados não será permitido, só degustá-los. Apenas a comercialização de produtos que não estejam destinados ao consumo imediato se permitirá.

Critérios de seleção

Quatro produtores do setor alimentício, quatro artesãos e três produtores de utensílios domésticos de metal e madeira de Divinópolis serão selecionados para participar do evento. O produtor que optar por trazer sua barraca poderá usá-la individualmente sob a própria responsabilidade para a montagem e desmontagem em lugar determinado pela equipe de produção.

Em caso de número superior a quatro produtores do setor de alimentos, três produtores de utensílios domésticos de metal e madeira e quatro artesãos, habilitados nos critérios de seleção, os participantes com maior pontuação serão selecionados de acordo com os requisitos: ser microempresa ou microempreendedor individual (MEI), 20 pontos; ter ao menos uma rede social ativa com última postagem com data de publicação não superior a 30 dias, 5 pontos; ter experiência com participação em feiras e eventos gastronômicos e/ou de artesanato, 5 pontos por feira; em caso de artesãos, possuir mais de 3 anos de atuação, 10 pontos, e ter registro vigente no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), 10 pontos.

Uma vez finalizado o período de inscrição, a lista de classificação dos participantes será divulgada segundo os critérios indicados. Os quatro primeiros produtores do setor de alimentos, os três primeiros produtores de utensílios domésticos e os quatro primeiros artesãos serão selecionados para participar na Feira Essência Gastronômica. O resultado será publicado no dia 30 no site da Prefeitura.

Confirmação de participação

Os selecionados para participar da Feira Essência Gastronômica deverão completar e enviar o Termo de Compromisso, “Anexo I” do edital, ao correio eletrônico  turismodivinopolis@gmail.com até 1º de dezembro para validar a participação.

O não envio do Termo de Compromisso terá como consequência o cancelamento da participação e a oferta de vaga a outro inscrito de acordo com a lista de classificação.