22 NOV 2022
Prefeitura realiza recepção de aprendizes selecionados
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (21/11), uma recepção aos aprendizes selecionados para trabalhar na Administração Municipal.

A seleção de jovens aprendizes faz parte do Edital 001/2022 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no qual o Grupo Educação, Ética e Cidadania (Geec) foi o ganhador para administrar o programa. O intuito é que os jovens aprendizes atuem nas instituições e secretarias municipais e tenham contato com o trabalho.

Maicom Marques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacou as etapas para construção do projeto. “No Conselho nós identificamos a necessidade deste projeto, voltado especificamente para os adolescentes, e construímos a proposta em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.  Temos sido parceiros, Conselho e Secretaria, em todos os momentos, inclusive na identificação dos adolescentes que estão aqui hoje para participar desse projeto conosco”, disse. Por fim, deu as boas-vindas aos adolescentes e reforçou a importância de eles agarrarem esta oportunidade.

Jomar Gonjtio, presidente do Geec, mostrou sua felicidade e entusiasmo com o projeto Jovem Aprendiz e relatou sobre a dificuldade das empresas os contratar. “Este projeto é muito bom! Nós tínhamos e temos uma dificuldade muito grande de integrar nesse projeto os adolescentes da rede pois, grande parte dos empresários da cidade não querem contatar adolescente que não tenham mais de 18 anos e curso técnico”, comentou.

A vereadora Ana Paula do Quintino desejou boa sorte e sucesso para os jovens e os aconselhou a aproveitarem a oportunidade única. “É a primeira oportunidade de vocês, abracem como se vocês tivessem abraçando a pessoa que vocês mais gostam. Tem que acordar cedo, ter responsabilidades, mas é isso que nos faz crescer. Eu desejo muita sorte, que no futuro eu tenha muitas coisas para saber de vocês, que se formaram, estão bem na vida e que, assim como eu, sejam muito persistentes”, destaca.

Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, desejou boas-vindas aos jovens aprendizes e lembrou como o projeto é importante e impacta na vida dos participantes. “Para além de um serviço, o Jovem Aprendiz é um projeto de vida, pois, eu sei o quanto isso impacta na vida de cada um. Além de um trabalho, é uma oportunidade única de crescimento, de oportunidades, receber ensinamentos e garantir os direitos”, comentou.

O prefeito, Gleidson Azevedo, demonstrou gratidão por conseguir estar oferecendo oportunidades para os adolescentes e relembrou a importância do trabalho e como ele contribui para realização dos sonhos. “O trabalho traz dignidade, o que é muito importante para que as pessoas consigam conquistar o que desejam.  Somado a isso, as oportunidades e a persistência são fundamentais para realizar os sonhos e ter um futuro próspero. Assim, dar oportunidades para os jovens é um primeiro passo para que eles consigam realizar os seus sonhos e ter um futuro de muito sucesso”, afirmou.

Na mesma cerimônia, foi realizada a entrega de uma certificação aos órgãos do município e entidades que receberam os jovens aprendizes e serão responsáveis por introduzi-los na área do trabalho. As entidades que receberam os certificados foram: Prefeitura de Divinópolis, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Instituto Helena Antipoff, Adefom e Apae