21 NOV 2022
Settrans realiza ação sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), realiza hoje (21/11), uma ação no Terminal Rodoviário de Divinópolis, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.

No local, foram colocados faixas e inseridas cruzes para demonstrar que por trás de cada um dos milhares de números frios das estatísticas de mortos e dos feridos do trânsito brasileiro há um rosto, uma história de vida interrompida. A ação tem como objetivo aumentar a consciência pública em relação perda de um ente querido devido a um sinistro de trânsito. Além disso, ela almeja também trazer a reflexão para a quantidade de vítimas em acidentes e enfatizar a importância de colocar sempre a segurança em primeiro lugar.

Para a educadora de trânsito, Consuelo dos Santos, essa data é mais do que um dia no calendário. “O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito representa a oportunidade para lembramos das vítimas dessas tragédias sobre rodas, absolutamente previsível e evitável que, por isso mesmo, não pode ser classificada como acidente. Em Divinópolis, até o mês de setembro tivemos 4.225 acidentes e 28 mortes no trânsito. Precisamos lembrar das vítimas e aprender com as tragédias para evitar que elas se repitam, até em respeito a elas e seus familiares”, pontuou.

Além disso, Consuelo aborda também sobre a importância de lembrarmos não apenas das pessoas que morreram em decorrência dos acidentes, mas também das vidas impactadas por ele. “Devemos ajudar as vítimas que sobreviveram e apoiar os familiares e amigos, que não aparecem nas estatísticas, mas sofrem as consequências da violência no trânsito com a perda de um ente querido,” relatou.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, por meio da Resolução 60/5, como sendo o terceiro domingo do mês de novembro.