17 NOV 2022
Atividades em prol da Consciência Negra acontecem nesta semana
A Prefeitura de Divinópolis informa que o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Movimento de Promoção da Igualdade Racial de Divinópolis (Mundi), seguem com suas ações em homenagem ao mês da Consciência Negra.

Ontem (16/11), foi realizada uma atividade na Faculdade UNA, com o objetivo de discutir o lugar da Psicologia frente ao racismo. Na ocasião, foi aberta uma reflexão sobre a consideração com pessoas que falam sobre as feridas provocadas por momentos racistas. A partir disso, foi questionado como tais atitudes impedem o processo de desenvolvimento de forma plena.

Em resposta aos questionamentos, foi exposto que para acolher esses desabafos, é necessário entender o lugar da Psicologia frente ao racismo, para que a intervenção seja totalmente profissional e não uma desastrosa manifestação do racismo estrutural. No fim, os estudantes apresentaram uma pesquisa sobre diversidade e racismo.

Hoje (17/11), aconteceu uma ação na Escola Estadual Jovelino Rabelo, com o intuito de informar crianças e adolescentes sobre a importância histórica de pessoas negras como contribuintes com a economia, cultura e religião no Brasil. Cerca de 300 pessoas entre discentes, docentes e funcionários contribuíram para o momento da Consciência Negra. As palestras foram ministradas por Maria Catarina Laborê que é coordenadora do departamento de Educação do Compir e do Mundi.

As ações em homenagem a Consciência Negra continuarão até o final do mês. O próximo evento da programação acontecerá hoje (17/11), às 19h, na sede da OAB. Na oportunidade será trabalhado o tema das “Ações da OAB na luta antirracista”.

Na sexta-feira (18/11), será discutido sobre “A atuação de escravizados e de libertos na justiça civil da Vila de Pitangui no século XVIII”, de 18h30 às 21h30, no Senac. No domingo (20/11), acontecerá o 2° Rango do Congo, às 14h, na Irmandade Nossa Senhora de Rosário e São Benedito.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024