04 NOV 2022
Unidades escolares participarão da “Jornada da Consciência Negra”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa e divulga as ações da “Jornada da Consciência Negra”. A campanha ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro, nas unidades escolares da cidade.

A jornada ocorre também em prol do “Dia da Consciência Negra”, comemorado no dia 20 de novembro. Todas as atividades serão realizadas durante o horário das aulas. O principal objetivo da jornada é o de conscientizar sobre o respeito às diferenças, ou igualdade racial.

O público alvo da campanha são os alunos da rede municipal, da educação infantil ao 9° ano do ensino fundamental. Durante a campanha, serão exibidos filmes, entrevistas, curta-metragem e textos. Além disso, serão lecionadas várias palestras envolvendo a temática. A expectativa é que a ações atinjam quase 13 mil crianças que estudam na rede municipal.

Na quarta-feira (23/11), haverá um bate papo com a secretária de Educação, Andreia Ferreira, e com a ativista, Catarina Laboré. No dia 24, os profissionais da educação participarão de uma palestra sobre a temática, às 14h, no auditório da Semed. Por fim, a sexta-feira (25/11) marcará a ação do “Cinema com Pipoca”, a ser realizada em todas as unidades escolares.

A temática é garantida pela Lei nº. 10.639/03, e diz respeito ao combate ao racismo nas escolas e na sociedade civil. Essa lei torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas, públicas e privadas do país, e deve ser debatida sempre que for oportuno de forma interdisciplinar.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024