26 OUT 2022
Semed realiza reunião de posse do Conselho de Alimentação Escolar (CAE)
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou na tarde de ontem (25/10), a reunião de posse do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) - 2022/2026, na sede da secretaria.

A posse foi dirigida pela secretária de Educação, Andrea Dimas, junto a coordenadora da Equipe da Alimentação Escolar Ana Carolina Guimarães, e a gerente de Análise de Custos e Controle Orçamentário, Daniela Maria de Almeida.

A solenidade pontuou o excelente desempenho dos membros do CAE, que finalizaram o mandato 2018/2022. Em seguida, os novos membros do CAE para o mandato 2022/2026 foram empossados, através da apresentação do Decreto Municipal nº 15.325/2022, publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros em 17/10/22.

Cabe aos membros do CAE, zelarem por uma alimentação escolar adequada e saudável dos mais de 14 mil alunos das 55 unidades escolares atendidas. Fazendo isso, ao exercer o controle social e sendo porta-voz dos estudantes na concretização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Também foi apresentado aos conselheiros, a necessidade de se eleger entre os mesmos a presidência e a vice-presidência do Conselho, sendo requisitos para ocupar os cargos: que o conselheiro seja titular e que não seja representante do Poder Executivo. Assim, após votação, foram eleitos: Eduardo Parreira Soares para presidente e Adriana Silva para vice. As reuniões deste, acontecerão sempre na 3ª terça-feira de cada mês, às 16h.

A coordenadora da Equipe da Alimentação Escolar, Ana Carolina, ressaltou a importância do CAE como agente de controle social na aplicação dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a merenda escolar oferecida aos educandos. “A participação no Conselho é um relevante trabalho social gratuito, que contribui para garantir alimentação escolar de qualidade, da qual Divinópolis é modelo”, destacou.

Segue abaixo a tabelas com os nomes e respectivos segmentos:

Nome dos integrantes Membro Segmento
Hélcia Nunes de Godói Titular Representantes do