25 OUT 2022
Ambulatório de Saúde da Mulher atenderá usuárias da região central
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), juntamente com a Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), campus Centro Oeste Dona Lindu, realizou na manhã de hoje (25/10), a solenidade de inauguração do ambulatório de Saúde da Mulher no PFS Central.

O projeto “Saúde da Mulher” foi idealizado pela universidade, através dos professores Virgínia Junqueira, Vânia Aparecida, Luciana de Lourdes, Alessandro Pinto e Walquiria dos Santos. As ações têm como objetivo, a educação permanente/matricialmente dos profissionais da Atenção Primária, e ampliação das ações e serviços em saúde ofertadas à mulher.

Serão ofertados serviços como: consultas ginecológicas; planejamento sexual e reprodutivo; consulta de enfermagem no pré-natal de risco habitual e consultoria em aleitamento materno. Além disso, serão ensinadas práticas integrativas e complementares, amparos da mulher vítima de violência, além de ações educativas e de promoção da saúde desta população.

Os profissionais da APS já foram capacitados, quanto aos critérios de elegibilidade para referenciar mulheres, para assistência no ambulatório. Assim, as equipes de saúde da família, ficam responsáveis por encaminhar mulheres para o ambulatório, como estratégia para ampliar a resolutividade na Atenção Primária.

A diretora da UFSJ, Éricka de Lima Santos, enfatizou a importância desses projetos para além do edifício da universidade. “A gente precisa ter o compromisso de levar a universidade além dos muros, e é isso que nós da UFSJ, buscamos intensamente. Tenho certeza que esse ambulatório vai ser um sucesso, e que venham muitas outras salas, conforme formos planejando”, ressaltou.

Segundo o secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, esse projeto trará uma grande melhora na qualidade dos atendimentos realizados. “O usuário que for na Atenção Primária, na atenção especializada, ou na terciária, sairá de lá melhor em valor de saúde. Acreditamos que essas atividades incorporadas, farão com que os divinopolitanos sejam a cada dia, melhor atendidos e valorizados”, relatou.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Daniela Dias Vasconcelos, esta ação ampliará os atendimentos realizados. “Entendemos que apesar do nome ambulatório, nós estamos tendo uma ampliação da oferta de ações e serviços da atenção primaria, e não de um serviço de especializado. Vamos ter a oportunidade não só de ofertar o ambulatório, mas também de capacitar nossos profissionais para esse procedimento. A fim de ter uma assistência mais segura e humanizada, e ofertar ações que hoje, não conseguíamos atender na sua totalidade, devido a toda demanda existente”, pontuou.

A vice-prefeita e secretária do Governo, Janete Aparecida, ressaltou a importância desta parceria para saúde das mulheres. “Quero agradecer muito a cada um de vocês que participaram deste projeto. Esse é um espaço singelo, mas de uma grande transformação, porque nós não estamos falando do espaço físico, e sim de política pública, garantia de direitos e transformação na vida da mulher divinopolitana. Nossa proposta no cuidado com a saúde da mulher, é que possamos receber e prevenir aqui, aqueles casos que podem ser detectados nesse local”, finalizou.

Estiveram presentes também o responsável técnico de saúde da mulher da diretoria de Atenção Primária à Saúde, Luiz Augusto, que conduziu o evento; os professores da UFSJ: Virgínia Junqueira, Vânia Aparecida, Luciana de Lourdes, Alessandro Pinto e Walquiria dos Santo e seus alunos. E também servidores públicos do PSF Central.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024