18 OUT 2022
Ações do “Outubro Rosa” seguem a todo vapor nas unidades de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as atividades da campanha do “Outubro Rosa”, mês do combate ao câncer de mama. As ações são promovidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), durante todo o mês.

A ESF Santa Rosa conduziu na manhã de ontem (14/10), no salão comunitário de São Sebastião, o grupo de autocuidado da unidade. Na oportunidade, a temática foi a da campanha do “Outubro Rosa”, e as atividades foram promovidas pela psicóloga Andreia Ferreira e pela assistente social, Maria da Silva.

Além disso, durante a apresentação da temática contou com a colaboração dos agentes comunitários de saúde (ACS), Tulio Roberto, Silvana Marta, Larissa Ribeiro e Alex Rabelo. Ao todo, estavam presentes 13 pessoas, as quais participaram ainda, de um café de confraternização e do sorteio de brindes.

Na última semana, a ESF Santos Dumont promoveu a “Tarde Rosa” para as mulheres da área de abrangência da unidade. Foram ofertados durante as atividades, serviços como: exames preventivos; auriculoterapia; momento de Chi kung; bate papo odontológico; atualização cartão vacinal; lanche e sorteio de brindes.

Houve ainda, uma palestra com Fabiana Castro de Faria, enfermeira da Acccom (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas). Ao todo, a ação contou com a participação de 35 mulheres, que puderam aprender mais sobre a temática e da importância da prevenção.

De acordo com a enfermeira, Raquel Bassalo, foi uma tarde e uma noite muito gostosa para todas as usuárias. “Tivemos excelente momento de aprendizado, troca de experiências, risos e choros emocionados. Tenho certeza que esse evento fez a diferença na vida das mulheres da nossa comunidade e na vida de todos da equipe”, pontuou.

A ESF São José realizou na tarde de ontem (13/10), uma roda de conversa em comemoração ao “Outubro Rosa”. A ação contou com a colaboração das enfermeiras Luciana de Castro e Fabiana Sampaio. Houve ainda, um curso de automaquiagem, ministrado pela ACS, Ana Luiza Moreira. As atividades contaram com a distribuição de brindes, e com a presença de 10 participantes.

A Unidade Central homenageou a sua equipe na manhã de hoje (14/10), através de um café em confraternização. Na ação, as 20 colaboradoras puderam aprender mais sobre a temática e tiveram esse agradecimento pelos serviços prestados.

As atividades continuam ao longo do mês de outubro, através da Atenção Primária de Saúde (APS). O cronograma de ações está de disponível no seguinte link: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/15015/outubro-rosa-sera-movimentado-nas-unidades-de-saude-de-divinopolis/ .