13 OUT 2022
Semsur apresenta prestação de contas à Câmara Municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), apresentou na Câmara Municipal no final de agosto, a prestação de contas de sua pasta, relativo a 2021 e 2022.

A Secretaria executou o valor de R$ 61.382.741,64, relativo aos programas orçamentários de agosto a dezembro 2021, que englobam o suporte e apoio à administração pública, operações especiais da administração, infraestrutura planejada e operações urbanas, infraestrutura pública municipal, modernização e fortalecimento da gestão pública, meio ambiente e desenvolvimento urbano. Em relação ao período de janeiro a julho de 2022, o valor foi de R$ 59.855.134,44.

No total, foram 1.512 ofícios recebidos, 1.624 ofícios expedidos, 10 contratos, 41 termos aditivos, 4 processos licitatórios e 5 convênios, realizados por 160 colaboradores. o resultado do orçamento previsto foi de R$ 80.191.844,50 para 2022.

Durante o período, foram realizadas diversas capacitações em operação de patrol, operação em escavadeira hidráulica, operação de carregadeira e operação de roçadeira e motosserra. Pela primeira vez, os colaboradores da secretaria adquiriram uniforme completo de trabalho.

Os serviços de capina e roçado atingiram cerca de 750.000 m², de agosto de 2021 a julho de 2022. a varrição chegou a 19.421 km, e a partir do dia 11 de julho, iniciou-se os serviços de varrição mecanizada.

Em relação a coleta de resíduos de saúde, foram 759,54 toneladas coletadas e tratadas, com 320 pontos atendidos, entre hospitais, clinicas, clinicas veterinárias e etc. A coleta de resíduos sólidos urbanos (RSU) registrou 78.399 toneladas coletadas e destinadas ao aterro controlado.

Houve otimização no serviço de coleta, com a aquisição de 12 caminhões novos, a implantação do método de fiscalização e acompanhamento por GPS, além de diversas campanhas educativas sobre o tema. Por último, a coleta seletiva apontou
187.900 kg de lixo coletados. Seguindo pelos serviços contínuos, tarefas como a gestão do aterro controlado, com manutenção, isolamento da área e reflorestamento, limpeza e conservação dos 11 cemitérios municipais, e a construção de 840 jazigos pré-moldado foram executados.

A operação tapa-buracos, registrou um total de 16.171,46 toneladas aplicadas, a recomposição de calçamento poliédrico, teve aproximadamente 130 pontos atendidos além da limpeza e manutenção de 67 praças e 27 canteiros diariamente. No período, foram cerca de 2.400 bueiros limpos e reformados, com aproximadamente 12.000 metros lineares de sarjeta limpos. Ao todo, foram 4.880 fossas limpas, com 1152 viagens a Estação de Tratamento e Esgoto Copacabana.

As obras de ampliação do parque de iluminação pública registram a troca de 12.936 luminárias convencionais por luminárias led, além de 603 luminárias instaladas e 437 obras executadas, como instalação de transformadores e construção de redes.

A Semsur efetuou serviços de apoio institucional as demais secretarias municipais e órgãos institucionais. Dentre essas parcerias, houve a poda de árvores e pintura do Terminal Rodoviário Joaquim Martins Lara - nova sede da Settrans. Ocorrram também serviços de manutenção, limpeza e poda de árvores diversas em parcerias com a Educação (Semed), com a Administração (Semad), com o Meio Ambiente (Seplam), com a Assistência Social (Semas), Policia Civil, 23º Batalhão da Policia Militar, Tiro de Guerra 04-019, além do apoio diverso as ações da Defesa Civil no período chuvoso e o treinamento preparatório dos integrantes da Semsur com Corpo de Bombeiros.