07 OUT 2022
Semfop apresenta prestação de contas à Câmara Municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras e Planejamento (Semfop), apresentou na Câmara Municipal no final de setembro, a prestação de contas de sua pasta, relativa a 2021 e 2022.

A prestação de contas iniciou com as medidas adotadas a partir da profissionalização da fiscalização, com aquisição de dispositivos de aferição, ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPI). Além da pesagem dos caminhões que transportam massa asfáltica e padronização de projetos básicos e executivos para execução de obras.

Foram criadas metas, como redução em 50% do prazo de conclusão dos convênios e não perder nenhum recurso destinado a obras no município. Em 2021 iniciou a reestruturação administrativa da Secretaria, padronizando processos e métodos de trabalho. Foram revisados projetos que estavam paralisados, retomadas obras paralisadas e concluídas diversas que estavam com atraso no cronograma de entrega.

Dentre os diversos projetos, na área de infraestrutura destacam-se os projetos de calçamento nos bairros São Geraldo, Jardim das Mansões, comunidade rural do Tamboril, Lago das Roseiras, Prolongamento Icaraí, as pavimentações asfálticas nos Bairros Candidés, São José (rua Cascalho Rico) e Porto Velho. Todas estas em fase de execução, além de mais de 30 ruas em locais diversos no município com recursos de emendas parlamentares e da indenização do acordo judicial da Vale com o Governo do Estado, que vem recebendo beneficiamento de drenagem pluvial calçamento.

Dentre as obras em execução as obras do PAC Pavimentação/Esgoto estão com mais de 70% de execução e preparando para a fase final das obras. Já nas obras de edificações, projetos como o de reforma do Parque da Ilha, reforma do Poliesportivo Niterói, Poliesportivo do Centro, uma das quadras do DTC, reforma da Quadra do Danilo Passos, estão em fase final de execução das obras.

Além destas outras já se encontram com licitação em fase final para breve início da execução dos serviços, como o Projeto dos Conjuntos Habitacionais (PPI Alto São Vicente) Restaurante Popular, cobertura do pátio da Escola Antonieta Fonseca Construção e quatro quadras poliesportivas dentre outras.
Na prestação de contas, também foram demonstradas diversas frentes de projetos nos quais a Semfop vem trabalhando para viabilizar as obras, como os CMEIs do Jardinópolis e Jardim das Oliveiras, que vão para o terceiro processo licitatório neste ano.

Foram apresentadas também o andamento das emendas impositivas, que foram indicadas pelos vereadores que são obrigatórias por parte do município a execução no ano de 2022, e todas estão em fase final de projetos ou em licitação.

Ao todo, são 73 frentes de trabalho executados pela Semfop, todas empenhadas diariamente para a mais rápida, eficiente e qualificada execução, para que os recursos destinados sejam aplicados junto a população trazendo benfeitorias. A expectativa da Secretaria que no próximo ano, obras emblemáticas e antigas sejam entregues como a conclusão do Complexo da Ferradura, que está paralisada desde 2015, PPI Alto São Vicente, PAC Saneamento e Pro Transporte.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024