A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta sexta-feira (7/10), uma blitz educativa enfatizando a importância da campanha “Outubro Rosa”. A ação aconteceu no quarteirão fechado da rua São Paulo com avenida Primeiro de Junho.
Durante a ocasião, várias pessoas foram alertadas sobre a importância das medidas preventivas em relação ao câncer de mama e de colo do útero. Além disso, foram distribuídos lacinhos rosas alusivos à campanha e material informativo. As mulheres que estão em tratamento ou já tiveram câncer e que fazem parte da exposição “Vitórias” deste ano, conversaram e também tiraram dúvidas dos abordados.
O responsável técnico de Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, Luiz Augusto, salientou a importância dessa ação. “Hoje, em forma de paralisação, nós decidimos fazer essa blitz motivacional, para a população de Divinópolis, conscientizando da importância da prevenção do câncer de mama e também do colo de útero. Também deixamos bem claro que nossas unidades de saúde estão preparadas para oferecer suporte e avaliação para aquelas que precisam fazer a mamografia”, relatou.
Durante o evento, Aparecida Teixeira, de 55 anos, que estava passando pelo local ficou maravilhada pela realização da campanha e contou que, em 2005, teve câncer de mama. “Como eu descobriu no início, hoje, depois de 17 anos, estou totalmente curada. Acho que essa campanha é ótima para conscientizar as pessoas, para falar que tem como curar. A chance de cura é bem maior de o câncer é descoberto no início. Então, previna-se, não deixe para a última hora pois aí pode ser tarde demais. Minha amiga morreu porque ela não se cuidou, ela deixou para cuidar a hora que o câncer já estava bem adiantado. E aí a médica não pôde fazer nada”, lamentou.
Além dela, Antônio Carlos Guimarães, de 67 anos, que estava com sua esposa na blitz, falou sobre a importância da campanha e que iria ficar com o lacinho rosa o restante do mês. “Os homens devem se conscientizar também. É uma doença que se prevenir, se evita. Já foi um tabu hoje não é mais. Nós temos uma comitiva que ajuda muito o hospital do câncer e eu acho que a coisa mais certa que foi feita é a campanha do Outubro Rosa. É muito importante conscientizar não só as mulheres, mas os homens também. Vou ficar o mês todo com o lancinho, vou viajar na quinta para Matozinhos e ele vai junto comigo”, informou.
Ana Xavier Florentino, que participa da Exposição Vitórias 2022, enfatizou a importância da realização da blitz de conscientização. “Essa ação é muito necessária para as mulheres entenderem que elas são importantes, para elas e para todo mundo que está entorno delas, elas precisam se cuidar”, destacou.
Além deles estiveram presentes a técnica de saúde bucal do Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Tietê, Mirian de Jesus; e as mulheres que fazem parte da exposição “Vitórias” Ana Carolina Ferreira, Belmira Nunes, Mirlene Mendes de Sousa Silva.