04 OUT 2022
CULTURA
Iniciativas para crianças e ações lierárias destacam agenda da Biblioteca Ataliba Lago
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga a agenda do mês de outubro da Biblioteca Municipal Ataliba Lago.

O cronograma da biblioteca iniciou ontem segunda-feira (3/10) com a Quinzena das Crianças.  Do dia 10 ao dia 14 de outubro, a brinquedoteca estará aberta e a sala de jogos terá jogos variados. O 1º piso receberá no mesmo período a exposição “Brincadeiras antigas de Criança” que poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 19h.

Nos dias 10 e 14 de outubro, de 14h às 16h, a biblioteca realizará a Oficina Brincar. No primeiro dia, será confeccionado um jogo com material reciclado e brinquedo de papel. Para participar o aluno deve levar um papelão na medida de 50 cm x 50 cm. Será cobrada uma taxa de duas folhas de papel colorset. A oficina é voltada para crianças acima de oito anos de idade.

No segundo dia uma tela mágica e um brinquedo de papel serão confeccionados. Para participar os alunos devem levar seis tampinhas, sendo três de cada cor. Será cobrada uma taxa de uma fita de rolo PVC transparente. A oficina é voltada para crianças acima de oito anos de idade. Para ambas as oficinas as inscrições devem ser feitas com antecedência na seção infanto-juvenil.

Nos dias 11 e 13 de outubro, às 15h, as contadoras de histórias Valéria Miranda e Andreia Cristina da Silva promoverão Hora do Conto especial dedicado ao mês das crianças.

I Primavera Poética

No dia 20 de outubro, às 19h30, será feita a abertura da I Primavera Poética de Divinópolis com participação musical da Oficina de Música, sob a regência da professora Madelon de Lellis, da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva. O evento acontecerá no 1º piso da biblioteca.

Entre os dias 17 e 31 de outubro, às 19h30, o 1º piso da biblioteca receberá a exposição literária itinerante “Hoje tem festa no meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. O evento é realizado pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), podendo ser visitado de segunda à sexta-feira.

II Semana Nacional do Livro

Entre os dias 20 e 27 de outubro, a biblioteca realizará ações válidas pela II Semana Nacional do Livro.   O painel “Se eu fosse um livro, meu nome seria...” apresentará registros das experiências da comunidade frequentadora da biblioteca com a leitura. A iniciativa vale participação em sorteio de brindes.

Também serão feitos o desafio “Quantos livros tem na Caixa” e o projeto “Empréstimo Secreto”. Os livros do projeto serão embrulhados de forma que o usuário não saberá qual o livro estará pegando emprestado, até que ele abra a embalagem. O usuário experimentará novos autores e novos gêneros literários.

Para participar do sorteio de brindes, os interessados deverão se inscrever em uma das atividades da programação da Semana Nacional do Livro.

Sala de Multimeios Adélia Prado

No dia 13 de outubro, às 19h30, será lançado o livro Biografia sem História, da autora Selma da Silva Santiago. No dia 24 de outubro, o projeto Matemática Desbloqueada esclarecerá dúvidas sobre questões de matemática cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do professor Dalton Ávila.

No dia 26 de outubro, às 19h30, os professores da Nova Acrópole – sede Divinópolis, Dan Reuter e Bruna Costa, promoverão o Diálogo Filosófico com a palestra “A sabedoria da Índia e o Bhagavad Gita”.

No dia 27 de outubro, às 8h, os alunos do 5º ano da Escola Municipal São Geraldo participarão da visita orientada a biblioteca e da Hora do Conto.

Sábado na Biblioteca

Projeto piloto no 2º sábado do mês, com funcionamento normal aos usuários e leitores, além de programação cultural, através do projeto Livro Leve e Solto, oficinas de brinquedos, jogos de xadrez e damas, Hora do Conto e muito mais. No mês de outubro, a iniciativa acontecerá no próximo sábado (8/10), de 8h às 12h.

Atividades culturais

Nas quintas-feiras, às 15h, acontece a Extensão Cultural com a Hora do Conto e atividades lúdicas voltadas para os moradores do Lar dos Idosos e da Vila Vicentina.

Nas sextas-feiras, de 18h às 19h, no 1º piso, os instrutores de xadrez Claudio Cesar e Sérgio Rezende promovem oficina de iniciação ao jogo. A participação é gratuita.

Atendimento ao público

A biblioteca possui local para leitura e estudos com conexão de internet liberada, brinquedoteca e jogos de xadrez. A instituição também realiza empréstimo domiciliar de até quatro livros por 30 dias.

Para fazer o agendamento de visitas orientadas e Hora do Conto para grupos de alunos de qualquer segmento e faixa etária, ligue para 3222-7183.

A Biblioteca Municipal Ataliba Lago permanece aberta de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 19h, na avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, nº 420, no bairro Esplanada.