23 SET 2022
AGRONEGÓCIOS
Semag apresenta prestação de contas à Câmara Municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), apresentou na Câmara Municipal no final de agosto, a prestação de contas de sua pasta, relativo a 2021 e 2022.

De acordo com os registros, o orçamento para 2021, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município, foi de R$5.088.000,00. Para o ano de 2022, o valor registrado é R$4.728.000,00. Em relação a Convênios em Vigência, no período referido, foi adquirido um valor total de R$ 2.781.165,42, com emendas.

Durante este tempo, os 14 profissionais do Serviço de Inspeção Municipal, os quais cabem a função de verificação prática e documental dos programas de autocontrole, realizaram diversas tarefas de inspeção e fiscalização sanitária, para industrialização e beneficiamento de alimentos de origem animal destinados ao consumo humano.

A Coordenadoria de Infraestrutura da Semag, durante o período referido, executou uma série de melhorias, dentre ele patrolamento e recuperação de estradas de 42 comunidades, além da estrada da Cruz de Todos os Povos. Também foi realizada a manutenção e limpeza de igrejas, cemitérios, campos de futebol e praças das comunidades Amadeu Lacerda, Costas, Lajes, Lagoa, Djalma Dutra, Perobas, Quilombo, Branquinhos, Lopes, Buritis, Córrego do Paiol, Córrego Falso, Tamboril, Boa Vista, Cachoeirinha, Choro e distrito de Santo Antônio dos Campos.

Entre os trabalhos executados, houve a implantação de luzes de LED nas comunidades Amadeu Lacerda, Buritis, Córrego do Paiol, Boa Vista e distrito de Santo Antônio dos Campos, manutenção e implantação de aduelas e gabião nas comunidades Quilombo e Jararaca, recuperação de pontes nas comunidades Perobas, Paivas e Tamboril, pavimentação poliédrica na comunidade dos Lopes, reforma base caixa d’água nas comunidades Lava-pés e Djalma Dutra, revitalização de Guaritas em Lajes e limpeza de Córrego na Laginha.

Além disso, foram executados manilhamentos nas comunidades de Boa Vista, Buritis, Choro, Córrego do Paiol, Djalma Dutra, Mata dos Coqueiros, Córrego Falso e Inhame, bem como a efetuação de 34 ligações e extensões de rede de água nas comunidades do Chôro, Quilombo, oa Vista, Lagoa, Laginha, Buritis, Branquinhos, Costas, Lajes, Djalma Dutra, Amadeu Lacerda, Tamboril e Córrego do Paiol.

Ao todo, são realizadas 36 feiras do município, sendo 216 feirantes aos sábados, no bairro Esplanada, 75 feirantes aos domingos, no bairro Niterói, 12 feirantes aos sábados, no bairro Porto Velho, 11 feirantes aos domingos, no bairro Planalto, sete feirantes as quartas-feiras, no Centro, dois feirantes as quintas-feiras, no bairro São José (Centro Administrativo), três feirantes aos domingos, no bairro São José e quatro feirantes as quintas-feiras e domingos, no bairro Manoel Valinhas.

Em relação a fiscalização e apreensão de animais, 12 guias de liberação foram emitidas, cinco animais foram acautelados, dois foram liberados com apresentação de boletim de ocorrência de um total de 19 animais apreendidos.

Já o programa Alimenta Brasil, dos R$ 200 mil disponíveis, utilizou R$198.540,22 de sua verba, cerca de 99,27% da mesma, arrecadando cerca de 72.162,44 toneladas de alimentos adquiridos da agricultura familiar, destinados diretamente à doação. Ao todo, foram atendidas 23 entidades socioassistenciais em 2022, com 59 produtores da agricultura familiar inscritos no programa.

Por fim, o Banco Municipal de Alimentos Livaldo Lopes Flasão, entre agosto de 2021 e julho de 2022, arrecadou 225,82 toneladas de alimentos, com 46% de alimentos reaproveitados, e 104,40 toneladas de alimentos foram doados.

Os alimentos distribuídos são excedentes de comercialização, em condições para o consumo, doados ao Banco de Alimentos pelas empresas do ramo alimentício, como supermercados, sacolões e lojas, cadastrados no programa

Com suas atividades iniciadas em setembro de 2018, atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade, para uma alimentação saudável e equilibrada.