16 SET 2022
Atenção Primária capacita agentes de saúde e fisioterapeutas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (16/9), a partir das 7h, um dia de capacitação para os agentes comunitários de saúde e fisioterapeutas da Atenção Primária de Saúde (APS). A ação ocorreu no Lions Clube Divinópolis Candidés, no bairro Esplanada.

A capacitação tratou das práticas de “chi kung” e percussão corporal, atividades essas, muito recorrentes e elogiadas pela população. A iniciativa visa capacitar os profissionais para a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC's) nas unidades de saúde. Ao todo, 196 profissionais foram capacitados.

A ação foi ministrada pelo médico de família e comunidade, Flávio Antônio Marcelino Alves; pela ACS, Meire Claudia dos Santos; pelos fisioterapeutas, Marcos Pedro de Araújo; Roberta Almeida Pereira Santos e Bruna Silva Bueno.

De acordo com referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares, Jéssica Pedrosa, esse tipo de capacitação temática beneficia a comunidade de várias formas. “Além de mostrar a importância das PIC´s para a saúde do paciente e complemento ao tratamento tradicional, essas atividades trazem bem-estar físico e mental para a população”, relatou.