15 SET 2022
Desenvolvimento Econômico apresenta prestação de contas à Câmara Municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), apresentou na Câmara Municipal no final de agosto, a prestação de contas de sua pasta, relativo a 2021 e 2022.

A prestação de contas iniciou com a apresentação da equipe de funcionários que compõe a pasta. Na sequência, foi mostrado todo o envolvimento da secretaria durante os anos, entre projetos, dados econômicos, ações, regularizações e implantações.

A cidade venceu o prêmio “Prefeito Empreendedor”, com o projeto “Eu Amo Divinópolis”. Diante do trabalho árduo da Secretaria, a cidade ampliou seus dados econômicos, exemplo disso é que, entre 2021 e julho desse ano, Divinópolis superou 5.390 vagas de emprego, dentre elas: 2077 da área de serviços; 1764 na indústria e 1080 no comércio. Atualmente, a cidade ainda conta com 34.736 empresas ativas, sendo que 5.819 foram abertas desde o início da atual gestão.

Uma das principais pautas da Semdes é o Planejamento Aeroportuário da Prefeitura de Divinópolis, que visa retornar com os voos comerciais na cidade. Até então, já foram contratadas empresas para a administração, patrimônio e manutenção do aeroporto, além da promoção de ações de mobilização e manutenção, realizada no aeroporto.

Há também, a intenção de obras e melhorias no local, com licitações para obras na pista, Resa e sinalização, além de reforma de edificação para administração, EPTA e credenciamento. Já ocorreu então, a abertura pública de recebimento de propostas do setor privado para concessão do Aeroporto (PMI), e várias reuniões para a retomada, com as companhias aéreas, por exemplo, já estão sendo acontecendo.

A Semdes promoveu o Projeto de Sinalização Turística, participou do Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica e do encerramento do Festival Prato da Casa, elaborou um material promocional dos pontos turísticos e implementou uma pesquisa de demanda turística. Assim como esteve apoiando o “Divino Natal 2021” e estará presente na edição deste ano.

O Plano Municipal de Turismo Vigência 2023-2026 também foi elaborado, foi atualizado o inventário turístico na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, além do auxílio no Edital Minas para Minas: Minas para o Mundo, da Secult/MG. A Secretaria promoveu a Semana do Turismo em 2021, o Seminário de Turismo em 2022, enquanto isso, a programação da Semana do Turismo deste ano já está sendo elaborada. Foi realizada ainda, a live “Cruz de Todos os Povos. Foi assinada a ordem de serviço para início da revitalização do Lago das Roseiras. Bem como, os integrantes da Semdes representaram a cidade em diversos seminários e fóruns de turismo.

Está sendo promovido o projeto “Acelera Divinópolis”, que busca alavancar o crescimento de 15 startups de setores de saúde, aquicultura, têxtil/química, sustentabilidade e mobilidade urbana. Os selecionados têm vários benefícios do programa, como: geração de networking com troca de experiências; participação em diversas mentorias e palestras; acesso a instalações para trabalho e formação de conexões com empresas. Ao final do projeto, os três ganhadores receberão premiação em dinheiro, além disso, todos possuirão a participação certificada.

O “Divinópolis Juros Zero”, que apoia micro e pequenas empresas, também discorre entre as ações da Semdes, oferecendo certificações para os apoiadores e participando de programas em rádios. Outro projeto semelhante foi a “Sala Mineira do Empreendedor”, que abriu novos locais de atendimento e promoveu capacitações pela cidade. Ocorreu ainda, o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Centro Titulo -Oeste Mineiro, com a presença de 14 municípios da região.

Outro marco da Semdes, foi a promoção da “2ª Semana de Desenvolvimento Econômico”, que contou dois painéis com temas de grande relevância para o desenvolvimento da cidade, tais como a feira da empregabilidade, capacitações para a população, dentre outros. Durante a semana, 511 pessoas foram capacitadas, entre 20 cursos ofertados pela UNA.

As “Feiras de Empregabilidade” e o “Balcão de Empregos” vêm sendo corriqueiros na atual gestão, com milhares de oportunidades ofertadas semanalmente à população. Outra pauta que a Semdes deu atenção foi a regularização dos ambulantes da Praça do Santuário e da cidade toda, no período da Divinaexpô. Foi feita também a atualização dos terrenos do Governo do Estado e do Terreno da Ferradura (Proema), o que possibilitou a continuidade da regularização dos imóveis da Prefeitura.

Participaram da prestação de contas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Coutinho e a diretora de Desenvolvimento Econômico, Graciela Caputo. Além de: Túlio Coelho e Izabela Gontijo, no Turismo; Lucas Santos, Heloísa Colares e Lorrayne Andrade, no Apoio ao Empreendedor; Mariana Machado, Jaqueline Santos e Ewerton, na equipe administrativa; Ronaldo e José Adilson, na operação aeroporto.