14 SET 2022
ESPORTES
Cultura e Semej apresentam prestação de contas

A Prefeitura de Divinópolis, por meio das Secretarias De Cultura (Semc) e Esportes e Juventude (Semej), apresentaram na Câmara Municipal na segunda-feira (12/9) a prestação de contas de suas pastas relativo a 2021 e 2022.

Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura iniciou sua apresentação mostrando a equipe de funcionários que compõe a pasta. Na sequência, foi mostrado os locais que são de responsabilidade da Cultura e o que cada espaço promove e sedia durante o ano.

Nessa parte da apresentação, a pasta mostrou obras de reforma e restauração que estão acontecendo nas dependências dos espaços.  Em seguida, a apresentação abordou ações estratégicas para pontuar no ICMS Cultural, emendas impositivas e parlamentares recebidas, informações sobre fomentos à cultura, esclarecimento sobre as Leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo.

A Semc também mostrou informações sobre eventos da cultura popular municipal que são realizados nos bairros e comunidades do município. Também foi relatado sobre os projetos já realizados e sobre os que ainda estão em andamento, além da descentralização dos eventos e ações que são apoiadas, organizadas e realizadas na cidade. Por fim, a secretaria divulgou o calendário fixo de eventos que acontecerão em 2023.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, explicitou o objetivo do trabalho da Cultura no município. “Nossa meta é levar alegria para a população de Divinópolis. Isso nós conseguimos atender. Que no próximo ano, nós possamos desempenhar serviços ainda melhores para Divinópolis”, desejou.

Esportes

A Secretaria de Esportes e Juventude também iniciou sua apresentação mostrando aos presentes o corpo de funcionários que compõe a pasta. Na reunião também foram mostrados as estruturas físicas  esportivas que pertencem ao município e seus horários de funcionamento, as obras finalizadas e que ainda estão acontecendo nesses locais, a manutenção dos campos esportivos da cidade, a agenda de eventos esportivos que foram e estão sendo realizados, os critérios de pontuação e os pontos conquistados pelo município no ICMS Esportivo, projetos, equipes e atletas apoiados ou incentivados pela secretaria e outras ações que a pasta planeja elaborar.

O gerente de Esportes, Weslley Oliveira, destacou o trabalho da Semej durante os dois anos de gestão. “Algumas pessoas querem que aconteça. Outras desejam que aconteça. Outras fazem acontecer. Inicialmente, nós tínhamos o desejo de desenvolver o melhor trabalho que o município já teve em sua história. Logo depois, fizemos aquilo que desejávamos acontecer. O resultado está aí para a população ver e aproveitar. Estamos satisfeitos com o que conseguimos produzir e entregar para o município”, finalizou.

Durante a reunião, estiveram presentes na Câmara o gerente de Esportes, Weslley Oliveira; o gerente Administrativo, Peter Kratochwill; a secretária da Semej, Cássia Sabadini; a coordenadora da Escola de Música, Maria Teresa; a coordenadora de Cultura Popular, Thais Emília; o gerente de Patrimônio e Memória, Faber Barbosa; o coordenador do Teatro Municipal Usina Gravatá, Fernando Silva; o gerente de Ações Culturais, Mardey Russo; a coordenadora da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, Luciene Miranda; o presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior e os vereadores Edson Sousa, Flávio Marra, Ney Burguer e Rodyson do Zé Milton.