13 SET 2022
Unidades de saúde movimentam comunidades com ações em grupo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as ações de promoção da saúde em grupo que ocorreram nos últimos dias promovidas pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A ESF Belvedere realizou na manhã de hoje (13/9), uma ação em grupo sobre o “Setembro Amarelo”, mês de valorização da vida e de prevenção ao suicídio. A iniciativa ocorreu a partir das 7h30 e tratou de atividades em sala de espera sobre o tema do suicídio e da depressão.

Durante a ação, foi falado sobre os principais sintomas da depressão e ansiedade, além de maneiras de auxiliar a pessoa que se encontra nesse tipo de situação. O momento foi conduzido pela acadêmica de enfermagem, Thamara Alana Silva, e teve como público alvo, a comunidade geral que aguardava pelo atendimento na unidade. Ao todo, 25 pessoas participaram da conscientização.

Enquanto isso, a ESF Planalto também conduziu na manhã de hoje, uma sala de espera sobre o “Setembro Amarelo”. As atividades tiveram o objetivo de conscientizar sobre o suicídio e o prevenir, e tiveram a presença de 21 pessoas.

Por fim, a ESF Morada Nova iniciou na manhã de hoje, o grupo de atividades físicas da unidade. Na oportunidade, foram promovidas uma conscientização em saúde e um momento de alongamento. As ações foram conduzidas pela fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 2, Roberta Almeida e pela agente comunitária de saúde (ACS), Lilian Rodrigues. O grupo ocorre toda terça-feira, às 7h, na própria unidade.

A unidade ainda promoveu uma sala de espera sobre o “Setembro Amarelo”, em que foi passado aos usuários sobre a rede de apoio de valorização da vida, e que os profissionais de saúde estão disponíveis para escuta qualificada. A ação foi conduzida pela assistente social do Nasf 2, Luciana Almeida e pelo ACS, Luciano Francisco.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024